A cultura organizacional e suas correlações com a comunicação; A organização como um sistema de significados compartilhados; Conceitos e a relação entre identidade, imagem e reputação; A importância da cultura organizacional para o entendimento das relações das organizações com seus grupos de relacionamentos; Papéis, politicas, regras e procedimentos formais e informais que contribuem na construção do sentido da imagem e reputação organizacional; Construção e manutenção da identidade e imagem corporativa; Relacionamentos e os negócios.

A comunicação enquanto estratégia para estabelecer e manter relacionamento com diversos públicos. Comunicação Dirigida e Comunicação de Massa: conceitos, características e adequação de linguagem aos diferentes públicos. Técnicas, suportes e formatos de comunicação dirigida. Comunicação de massa e possíveis interfaces com as organizações.

Interfaces da comunicação integrada. Comunicação interna e externa. Públicos. Dimensões da comunicação: comunicação institucional, comunicação interna/administrativa, comunicação simbólica e comunicação mercadológica. Competências em comunicação como diferencial competitivo. O planejamento como processo no apoio a comunicação. Principais tipologias, métodos e Técnicas de planejamento. Os programas de comunicação empresariais e a comunicação integrada: características, desafios, políticas e procedimentos operacionais.

Pressupostos teóricos para compreender a comunicação organizacional. Comunicação nas empresas modernas. Comunicação como poder nas organizações. Gestão estratégica dos processos comunicacionais nas organizações. Os impactos das novas tecnologias da comunicação e da informação na comunicação organizacional integrada.