Vídeos Explicativos a respeito da naturalização do Trabalho Infantil em Limeira/SP.

Vídeos Explicativos a respeito da naturalização do Trabalho Infantil em Limeira/SP.

por Alessa Regina Carnietto -
Número de respostas: 6

A ideia do projeto de pesquisa é desenvolver um jogo de tabuleiro autoral que contribua para conscientizar crianças e adolescentes do município de Limeira, a respeito dos riscos ocupacionais no trabalho informal da indústria de joias e semijoias, neste sentido, a ideia consiste em desenvolver uma sequência de intervenção, finalizando com vídeo animado explicativo a respeito da temática. 

Em resposta à Alessa Regina Carnietto

Re: Vídeos Explicativos a respeito da naturalização do Trabalho Infantil em Limeira/SP.

por Daniela Melaré Vieira Barros -

Olá Alessa sim entendo, somente me diga então o tema do trabalho que será realizado , este trabalho deverá ser entregue até dia 17 de maio e é uma conexão entre algum tema da disciplina e o seu projeto de investigação.

Aguardo,

Profa Daniela

Em resposta à Daniela Melaré Vieira Barros

Re: Vídeos Explicativos a respeito da naturalização do Trabalho Infantil em Limeira/SP.

Boa noite, professora! Diante do seu questionamento aqui no fórum, busquei responder e esclarecer a temática do meu projeto de pesquisa, utilizando os conhecimentos apreendidos mediante a leitura e discussões a respeito do textos, as trocas e as leituras dos temas apontados pelos outros membros do grupo. Espero ter conseguido, assimilar e ter atendido as propostas. Obrigada novamente por colaborar elucidando as problemáticas. 

por Aguinaldo Robinson de Souza -

Olá Alessa,

O seu projeto é interessante e remete à um tema de ordem tanto social como ambiental.

Qual abordagem teórica e metodológica terá no seu trabalho?

Um abordagem metodológica interessante e que leva em conta as questões científicas, sociais, tecnológicas e ambientais é a CTSA.

O jogo de tabuleiro é uma ideia interessante. Como será elaborado?

Como será a sequência didática (intervenção) que pretende desenvolver? Sugiro que as mesmas estejam relacionadas ao jogo de tabuleiro.

Aguinaldo

Em resposta à Aguinaldo Robinson de Souza

Professor Aguinaldo, num primeiro momento, agradeço muito por demonstrar entusiasmo pela a problemática da minha pesquisa. A verdade é que há cerca de 10 anos atrás, quando fui trabalhar em Limeira, ao me defrontar com a situação local pensei: Existe Trabalho Infantil (TI) em Limeira? Mas, depois de participar do Conselho Municipal, desenvolver um trabalho em rede de combate ao TI, percebi que a vida inteira tinha convivido com crianças trabalhadoras em Botucatu (cidade em que nasci), em Bauru (onde estudei), em São Sebastião (onde trabalhei por 7 anos). Elas estão em nossa sociedade, mas nos acostumamos com elas nos semáforos, vendendo quinquilharias na praia, colaborando na coleta de recicláveis e tantas outras situações. Por isso, agradeço muito por ter me orientado a  buscar a abordagem CTSA para embasar meu trabalho. Fiz algumas leituras e buscarei aprofundar meus referenciais. Agradeço imensamente por suas contribuições e perguntas, me auxiliaram no desenvolvimento do trabalho entregue ontem.

Bom dia Alessa,

Fico feliz em saber que pude colaborar no seu trabalho.

Vou ler o texto e depois envio as minhas considerações.

Att.,

Prof. Aguinaldo

Bom dia Alessa,

Gostei muito do vídeo de apresentação do seu trabalho.

Você poderia adicionar algo sobre a temática CTSA e de como esta pode ser uma possibilidade de atuação junto às escolas. O que acha?

Algumas perguntas técnicas:

- qual aplicativo você usou para desenvolver o vídeo?

- Como você imagina que este material poderia ser divulgado à comunidade acadêmica, às escolas e à comunidade?

Aguinaldo