Percurso de Aprendizagem 4

Percurso de Aprendizagem 4

por Daniela Melaré Vieira Barros -
Número de respostas: 9

Destaque a relação do textos estudados com o tema da sua investigação, apresente o tema e objetivo do seu trabalho de forma clara e relacionando com os temas aqui em estudo, deverá realizar isso em no máximo 20 linhas.

Em resposta à Daniela Melaré Vieira Barros

Re: Percurso de Aprendizagem 4

por Andressa Moretti -

Olá, Boa noite a todos!

Abaixo descrevo um pouco sobre meu tema de pesquisa e como esta disciplina tem me feito refletir sobre ele. 

As mudanças culturais, sociais e ambientais que vivemos nas últimas décadas têm exigido a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas. Já não se é mais possível pensar em estratégias de ensino e aprendizagem que não envolvam os recursos digitais, ou seja, as TIC´s tornaram-se um recurso indissociável do campo da didática, pois, fornecem o acesso à informação atualizada e, principalmente, promovem a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação, permitindo estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais.

Uma forma de proporcionar ao estudante um contato entre tecnologia e situações que ocorrem no seu dia a dia pode ocorrer por meio do desenvolvimento de jogos digitais na perspectiva educacional CTSA. Um dos grandes desafios do uso de jogos digitais para aprendizagem de conteúdo cientifico é a de oferecer para o aprendiz um ambiente em que os usuários queiram estar, queiram explorar e fiquem entretidos em tal intensidade que aprendam sem sentir que estão aprendendo.

Assim, o objetivo de pesquisa visa desenvolver jogos digitais na perspectiva CTSA utilizando-se de softwares disponíveis em rede e oferece-lo para a comunidade escolar com a finalidade de difundir conceitos científicos das Ciências da Natureza além de contribuir para o desenvolvimento da cidadania.

Assim, pensando nos referenciais bibliográficos que temos lido nesta disciplina, acredito que seria interessante a investigação de como os estudantes irão aprender num ambiente de jogos digitais, ou ainda qual o estilo de aprendizagem neste ambiente virtual? Como este jogo reflete no dia a dia do estudante? E ainda, qual a didática envolvida para a elaboração de um jogo nesta perspectiva? Estas são algumas questões problemas interessantes de se pensar e avaliar como pesquisa científica.

Abraços,

Andressa Moretti.

Em resposta à Andressa Moretti

Olá Andressa boas relações com o tema, irás com certeza utilizar os conteúdos da UC para o seu trabalho, sem dúvidas. A questão da aprendizagem no online, a forma de estruturar os jogos no digital e o uso pedagógico dos mesmos, para além disso o virtual como o espaço diferenciado para a aprendizagem.

Abraços Daniela

por Mariana Alexandre -

Boa tarde!

Os textos estudados até o momento na disciplina contribuíram com uma perspectiva diferente em relação à prática docente, abordagem pedagógica adotada, características de tecnologias utilizadas e possibilidades nas aulas de matemática. Os temas abordados possuem relação com a avaliação de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), tema de minha investigação, que tem por objetivo geral: Elaborar um instrumento avaliativo de Objetos Digitais de Aprendizagem para o ensino de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental.

Em relação à necessidade de planeamento e organização didática intencional, no início do estudo surge o questionamento: De que forma podemos colaborar para que o uso dos ODA sejam pensados, planejados  e analisados previamente nas elaborações das aulas nos anos iniciais do ensino fundamental de modo a ultrapassar o uso espontâneo e aleatório do que está disponível para uso pedagógico?

Assim, os textos contribuem para a consideração do ponto de vista discente e docente no instrumento avaliativo dos ODA; na inteligibilidade dos estilos de uso dos ambientes online e na elaboração de indagações acerca do que é procurado em um ODA disponível em repositórios, bem como de que modo a construção pode ser organizada para participação do aluno e professor em uma perspectiva de coaprendizagem, na tentativa ir além da concepção de que os ODA são apenas jogos de exercícios mecanizados, fragmentados e que, em contrapartida, o potencial pedagógico possa ser contemplado e os estilos/peculiaridades individuais valorizadas.

Abraços,

Mariana.

Em resposta à Mariana Alexandre

Olá Mariana o tema da avaliação dos OAs é muito importante e todos os elementos que foram estudados na disciplina poderão contribuir com indicadores para analisar. A dimensão dos objeto de aprendizagem a partir dos conceitos do virtual, os estilos dos objetos, os níveis de interação, o modelo pedagógico dos objetos, entre outros.

Abraços Daniela

por Alessa Regina Carnietto -

O meu tema de investigação no Programa de Mestrado é direcionado as crianças em situação de vulnerabilidade social em um município do interior paulista. São seres em desenvolvimento que ingressam precocemente no mercado de trabalho informal, visando contribuir com as despesas domésticas, reforçando um ciclo de falta de recursos econômicos, baixa escolarização e outras características marcantes que se repetem nas periferias brasileiras.

Nesse sentido, a disciplina contribui para a fomentação de ideias na busca de sensibilizar famílias e crianças trabalhadoras, a respeito da importância na promoção social do grupo e na valorização e manutenção dos seus direitos garantidos constitucionalmente, e, também, na função de desenvolver olhares e pensamentos críticos a respeito dos recursos tecnológicos e meios de comunicação de massa.

Diante desses fatos, há duas problemáticas que podem ser levantadas em relação aos sujeitos da pesquisa, a primeira corresponde a falta de acesso, seja por meio de aparelhos com baixa memória de armazenamento, ou pelo uso dos dados móveis em celulares; e a segunda, refere-se a falta de entendimento a respeito da qualidade do que se acessa no ambiente virtual.

Tomando por base o tema da pesquisa e a propositura em apresentar material de qualidade, a ideia consiste em elaborar como produto: uma animação que trabalhe as questões peculiares do Trabalho Infantil em Limeira, propondo identificação dos aprendizes e sensibilização quanto aos riscos trazidos pela prática da atividade laboral.

Em resposta à Alessa Regina Carnietto

Olá Alessa, o seu tema aborda um aspecto muito importante relacionado a inclusão e a literacia. Aqui no caso o uso do virtual é a cidadania digital dessas pessoas no encontro das suas necessidades.

Sobre a animação, explique melhor isso.

Abraços Daniela

por Alessa Regina Carnietto -

Mediante a necessidade de propor um produto de prática online em consonância com o projeto de intervenção do meu tema de pesquisa e sendo de meu conhecimento, a falta de recursos tecnológicos e conectividade aos sujeitos da ação no local indicado para investigação da temática, optei por desenvolver um vídeo explicativo que possibilitasse as crianças participantes da análise a identificação com a sua realidade. De modo, a aproximar os conhecimentos adquiridos aqui com a problemática do Trabalho Infantil. Assim sendo, mesmo que de forma amadora e no estilo "free", trouxe os principais aspectos da situação do TI em Limeira  em um vídeo animado, de modo que essa peça possa conectar-se ao meu produto final: um jogo de tabuleiro desenvolvido em conjunto com meu orientador. As propostas dessas ações visam sensibilizar e fomentar uma discussão com o grupo a respeito dos principais aspectos que permeiam o TI no município de Limeira. Se não houver clareza em minha explicação, fico disponível para discorrer um pouco mais a respeito do projeto.

por Roberto Caliani Janeiro -

Olá a todos! Espero que estejam com saúde e bem!

O tema de meu trabalho no mestrado ainda está em análise, principalmente devido à pandemia e à consequente quarentena imposta aos paulista, mas se liga ao uso das videoaulas como ferramenta que permita ensino autônomo na Educação Básica, especificamente no ano final do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Nesse sentido, a disciplina se mostrou de fundamental importância, já que ampliou sobremaneira minha compreensão sobre a educação online, suas possibilidades, ferramentas e usos diversos. Vale citar a teoria dos diferentes usos do espaço virtual, bem como a que trata dos estilos de aprendizagem, pois não tinha conhecimento desses estudos e agora não vejo meu estudo sem ter isso como base teórica essencial em minha pesquisa e posterior produto educativo.

Mesmo sem a definição clara do produto a ser realizado (imagino uma apostila ou outro documento orientador voltado para os estudantes), creio que as orientações de uso das videoaulas como facilitadoras de uma educação autônoma devem ter como referência o perfil do educando quanto ao estilo de aprendizagem, seu uso do espaço virtual no processo de ensino e reflexões sobre a convergência dessas teorias.

Sendo assim, mesmo sem uma definição clara e pronta do produto a ser criado, não tenho dúvida de que a escolha dessa disciplina tenha sido acertada e de que as aulas, as discussões, os encontros e o referencial teórico serão de extrema valia no desenvolvimento do meu trabalho no mestrado.

Em resposta à Roberto Caliani Janeiro

Olá Roberto, sim é um mundo a ser explorado o tema das video aulas, como comentamos uma definição e uma estruturação de indicadores sobre o que esta a denominar videoaulas é essencial, além disso um produto que facilite a seleção e reutilização do que já há é bem importante para o cenário e o nível de ensino que especificas.

Abraços Daniela