Programação

  • Curso de Formação de Professore em Educação Ambiental

  • Atualmente,  é crescente a preocupação da sociedade em relação aos reflexos das ações do homem no ambiente. Sustentabilidade, impactos ambientais e conscientização são palavras com as quais estamos em contato diariamente nas mais diversas situações. Essa preocupação alcança também o ambiente escolar. Educação Ambiental, é um dos temas propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para serem trabalhados como tema transversal. Consequentemente, a preparação dos professores para desenvolver esse tema com seus alunos é extremamente importante. Esse curso tem como objetivo principal proporcionar aos educadores um contato com a trajetória da EA, compreender seus objetivos e identificar as possibilidades para a elaboração de atividades que busquem o desenvolvimento de uma visão crítica dos alunos em relações aos problemas ambientais.

    URL: 1
  • O objetivo desse tópico é possibilitar a compreensão da história e das visões que fundamentam a Educação Ambiental.

    URL: 1 Arquivos: 3 Tarefa: 1
  • Educação Ambiental e Gestão Ambiental: você sabe qual a diferença? Neste módulo vamos discutir um pouco sobre esses dois conceitos, mas antes disso, leia os dois textos propostos e depois participe do fórum presente neste módulo. Escreva o que você entendeu por Educação Ambiental e por Gestão Ambiental, quais as suas semelhanças e diferenças. Leia também as postagens dos seus colegas e as comente. 

    Arquivos: 2
  • Arquivos: 3 Tarefa: 1
  • Este módulo é constituído por duas atividades: produção de um texto e participação no fórum.

    1) Após a leitura dos materiais indicados, redija um texto explicitando de que maneira a educação ambiental pode ser trabalhada no projeto político-pedagógico. Seu texto deve ter de 1 a 2 páginas, redigido na fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

    2)  A seguir, entre no Fórum neste módulo e elabore uma resposta explicitando de que maneira a legislação vem sendo (ou não) cumprida no currículo na escola em que você atua.

    Arquivos: 3 Tarefa: 1 Fórum: 1
  • Após assistir os 4 vídeos disponíveis ("Rio 92", "Man", "Money", "E se fosse sua casa?"), e analisar as tirinhas em quadrinhos (disponíveis na pasta), produza um texto de 600 a 700 palavras. Neste texto, você deverá relacionar o vídeo da Rio 92 com os demais vídeos e as tirinhas.

    URLs: 4 Pasta: 1 Tarefa: 1
  • Este módulo é composto por duas atividades: assistir a vídeos e computar sua pegada ecológica. Assim, você deverá assistir os 5 vídeos disponíveis (História das coisas, História da água engarrafada, História dos eletrônicos, História do carvão, Ilha das Flores), e acessar o link para que sua pegada ecológica seja computada (você deve anotar o resultado).

    Em seguida, entre no Fórum deste módulo e publique uma resposta analisando o resultado da sua pegada ecológica com seus hábitos. Nesta análise, você deverá incluir também reflexões, relacionando seus hábitos com os aspectos abordados nos vídeos.

    URLs: 6 Fórum: 1
  • Este módulo é composto de leitura e produção de texto.

    - O primeiro material disponível é um link para um livro de Dias. Neste livro ele apresenta diversas metodologias que podem ser utilizadas numa perspectiva de Educação Ambiental.

    - O segundo material é um texto sobre Interdisciplinaridade na Educação Ambiental.

    - O terceiro material é relativo as disciplinas escolares, introduzindo a Educação Ambiental nestas disciplinas. Portanto, você deve ler aquele referente a sua disciplina.

    URL: 1 Arquivo: 1 Pasta: 1 Tarefa: 1
  • Chegamos ao último  módulo! Ele consiste na construção coletiva de um projeto interdisciplinar contendo a Educação Ambiental como eixo norteador. Para auxiliá-los, disponibilizamos um modelo de um projeto, que contém instruções (escritas em vermelho) de como escrever cada item do mesmo. No módulo anterior (Metodologia e Interdisciplinaridade) vocês tiveram acesso aos materiais que relacionam a Educação Ambiental com as diferentes disciplinas. Sugerimos que retornem a estes materiais, e busquem por outros, compondo o conjunto bibliográfico que sustentará o projeto. 

    Lembramos que todos vocês irão elaborar um único projeto.

    O prazo para a finalização desta atividade é até o dia 30 de Agosto.

    Wiki: 1 Fórum: 1
  • Tarefa: 1