EMENTA:
Estado, governo e políticas públicas. Conceito de política pública, políticas de bem-estar social, democracia e cidadania. Fundamentos de política e gestão educacional. A política educacional brasileira no contexto da formação do Estado nacional. Gestão pública, descentralização e gestão educacional. Avaliação de políticas, programas e projetos educacionais.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
- Estudar a política e as políticas públicas como forma de regulamentação e intervenção do governo na sociedade;
- Contextualizar historicamente a Educação no desenvolvimento das políticas sociais, resgatando-se o debate da construção da democracia e da cidadania no país;
- Problematizar a especificidade do gestor público (técnico e político), com ênfase no gestor educacional;
- Discutir o processo de formação do Estado nacional brasileiro, com ênfase na formulação e implementação das políticas educacionais;
- Discutir a avaliação de políticas, programas e projetos educacionais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução aos estudos do Estado e das políticas públicas.
2. Políticas sociais e educação.
3. Democracia, cidadania e educação.
4. Fundamentos de política e gestão educacional.
5. A formação do Estado nacional e o federalismo no Brasil: formulação e implementação de políticas educacionais.
6. Os marcos político-institucionais da educação brasileira
7. Estado, globalização e políticas educacionais
8. Reforma do Estado no Brasil contemporâneo
9. Descentralização político-administrativa
10. Avaliação de políticas públicas
Estado, governo e políticas públicas. Conceito de política pública, políticas de bem-estar social, democracia e cidadania. Fundamentos de política e gestão educacional. A política educacional brasileira no contexto da formação do Estado nacional. Gestão pública, descentralização e gestão educacional. Avaliação de políticas, programas e projetos educacionais.
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- Professor: Julio Cesar Torres