Opções de inscrição

EMENTA: A especificidade do trabalho pedagógico na educação infantil como foco na creche (0 a 3 anos) abordando: origem, histórico, cuidar-educar-brincar, relação família-escola, organização e abordagens metodológicas e recursos pedagógicos.

OBJETIVOS: 

  • Compreender e reconhecer o histórico da creche no Brasil, como foco na mudança de concepção da assistência para a educação.
  • Identificar e caracterizar especificidade do trabalho em educação infantil: o cuidado, o brincar e o educar.
  • Conceituar o brincar, o cuidar e o educar na educação infantil.
  • Compreender a importância da neurociências para o desenvolvimento infantil.
  • Conceituar aprendizagem e desenvolvimento percebendo as ações que o professor deverá desenvolver para promovê-las.
  • Discutir sobre estratégias de inserimento da criança e da família na creche..
  • Contextualizar a importância da relação escola – família na educação infantil.
  • Estudar e refletir sobre a abordagem de Emmi Pikler e sua aplicação na educação de bebês na instituição de educação infantil.
  • Produzir reflexões sobre a acolhida, as rotinas, o planejamento, a avaliação.
  • Construir a partir das teorias uma concepção de projeto de trabalho;
  • Compreender a importância dos recursos pedagógicos para as creches.
  • Identificar os tipos e características adequadas dos recursos pedagógicos para a utilização na creche. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Unidade 1: O histórico da creche no Brasil

  • Origem: razões da existência
  • Da assistência à educação: mudança de concepção
  • A creche hoje: aspectos do ornamento legal

Unidade 2: A especificidade do trabalho em educação infantil:

  • O cuidado: o cuidado como currículo na creche (banho/troca/alimentação/questões de saúde).
  • O educar:
    • Aprendizagem e desenvolvimento: respeitando o bebê
    • A neurociência e aprendizagem dos bebês.
    • O brincar: a ludicidade que sustenta o desenvolvimento

Unidade 3: Relação família – escola.

  • A acolhida: o inserimento da criança/família na escola.
  • A participação da família como meio para conhecer melhorar a criança
  • A pareceria da escola família para construção de uma escola melhor no âmbito da creche.

Unidade 4: A organização do trabalho escolar na educação infantil:

  • A rotina: organização do tempo e do espaço na creche
  • A observação: instrumento metodológico que sustenta a ação de planejar (Madalena Freire)
  • O planejamento: ação significativa que respeita a criança (Madalena Freire)
  • A avaliação: ponto de chega e recomeço da ação educativa como bebês.

Unidade 5: Abordagens metodológicas

  • Emmi Pikler: o cuidado ético e amoroso.
  • Recursos pedagógicos para Creche.

 

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.