Opciones de matriculación

PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA:

Tendências contemporâneas da pesquisa sobre formação de professores

                               Docente responsável: Profa. Dra. Thaís Gimenez da Silva Augusto

 

 

Ementa: Compreensão das concepções dos principais autores que discutem a formação de professores atualmente nas seguintes perspectivas: a profissionalização docente, o professor-reflexivo, os saberes docentes, as competências para ensinar e a pedagogia crítico-emancipatória. Reflexões sobre a formação do professor de Ciências para o ensino fundamental e médio, a partir da pesquisa contemporânea.

 

10/08

Apresentação da disciplina, da professora e dos alunos. Aula introdutória sobre formação de professores com um panorama dos autores que serão estudados.

17/08

NÓVOA, António. Parte I - O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto/ Portugal: Porto Editora, 1995A. pp. 13-34.

 

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Cord.) Os Professores e a sua Formação. 2ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995B. pp. 15-33.

24/08

ESTEVE, José M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto/ Portugal: Porto Editora, 1995. pp. 93-124.

 

CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto/ Portugal: Porto Editora, 1995. pp. 155-191.

31/08

PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor – A formação do professor como profissional. In: NÓVOA, A. (Cord.) Os Professores e a sua Formação. 2ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. pp. 93- 113.

 

SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

28/09

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Cord.) Os Professores e a sua Formação. 2ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. pp. 77-91.

 

ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E.M.A. (Orgs.) Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a), Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998. pp. 207-236.

 

Apresentação 3 artigos sobre formação de professores

05/10

ZEICHNER, Kenneth M. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003. pp.35-55.

 

Apresentação 3 artigos sobre formação de professores

16/10

(seg)

PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002A.

 

Apresentação 3 artigos sobre formação de professores.

 

19/10

PERRENOUD, Philippe. A Formação dos Professores no Século XXI. In: PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002B. pp.11-33.

 

Apresentação 3 artigos sobre formação de professores.

26/10

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

 

Apresentação 3 artigos sobre formação de professores.

27/10

TARDIF, Maurice. Princípios para guiar a aplicação dos programas de formação inicial para o ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO- Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas, 14., 2008, Porto Alegre.  XIV ENDIPE. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. Cd-rom. Livro 1. pp 17-46.

Apresentação 3 artigos sobre formação de professores.

09/11

GAUTHIER, Clermont. Ensinar: Ofício Estável, Identidade Profissional Vacilante.  In: SILVA, Maria da (Org.) Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Caderno de didática. São Paulo: UNESP, Pró-reitoria de Graduação, 2003. pp.11-23.

 

Apresentação 3 artigos sobre formação de professores.

16/11

GIROUX, Henry A.; MCLAREN, Peter. A Educação de Professores e a Política de Reforma Democrática. In: GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma nova pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. pp. 195-212.

 

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma nova pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

 

Apresentação 3 artigos sobre formação de professores.

23/11

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 8ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120p.

 

Apresentação formação de professores na Europa (4 duplas)

30/11

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Prefácio. In: CACHAPUZ, António; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. (Orgs.) A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005, pp. 9-13.

 

Apresentação formação de professores na Europa (4 duplas)

07/12

CARVALHO, L. M. A Natureza da Ciência e o ensino de Ciências Naturais: Tendências e perspectivas na formação de professores. Pro-Posições, Campinas, v.12, n.1 (34), março/2001.

 

Apresentação formação de professores na Europa (4 duplas)

Referência para o trabalho:

ZULJAN, Milena Valencic; VOGRINC, Janez. (Ed.) European dimensions of teacher education: similarities and differences. Ljubljana: Faculty of Education; Kranj: The National School of Leadership and Education, 2011

 

Propostas de Avaliação:

- Apresentação de artigo sobre formação de professores individualmente (15 min.)

- Leitura e apresentação dos capítulos sobre formação de professores na Europa em duplas (20 min.)

 

Los invitados no pueden entrar a este curso. Por favor acceda con sus datos.