EMENTA: A especificidade do trabalho pedagógico na educação infantil como foco na creche (0 a 3 anos) abordando: origem, histórico, cuidar-educar-brincar, relação família-escola, organização e abordagens metodológicas e recursos pedagógicos.
OBJETIVOS:
- Compreender e reconhecer o histórico da creche no Brasil, como foco na mudança de concepção da assistência para a educação.
- Identificar e caracterizar especificidade do trabalho em educação infantil: o cuidado, o brincar e o educar.
- Conceituar o brincar, o cuidar e o educar na educação infantil.
- Compreender a importância da neurociências para o desenvolvimento infantil.
- Conceituar aprendizagem e desenvolvimento percebendo as ações que o professor deverá desenvolver para promovê-las.
- Discutir sobre estratégias de inserimento da criança e da família na creche..
- Contextualizar a importância da relação escola – família na educação infantil.
- Estudar e refletir sobre a abordagem de Emmi Pikler e sua aplicação na educação de bebês na instituição de educação infantil.
- Produzir reflexões sobre a acolhida, as rotinas, o planejamento, a avaliação.
- Construir a partir das teorias uma concepção de projeto de trabalho;
- Compreender a importância dos recursos pedagógicos para as creches.
- Identificar os tipos e características adequadas dos recursos pedagógicos para a utilização na creche.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1: O histórico da creche no Brasil
- Origem: razões da existência
- Da assistência à educação: mudança de concepção
- A creche hoje: aspectos do ornamento legal
Unidade 2: A especificidade do trabalho em educação infantil:
- O cuidado: o cuidado como currículo na creche (banho/troca/alimentação/questões de saúde).
- O educar:
- Aprendizagem e desenvolvimento: respeitando o bebê
- A neurociência e aprendizagem dos bebês.
- O brincar: a ludicidade que sustenta o desenvolvimento
Unidade 3: Relação família – escola.
- A acolhida: o inserimento da criança/família na escola.
- A participação da família como meio para conhecer melhorar a criança
- A pareceria da escola família para construção de uma escola melhor no âmbito da creche.
Unidade 4: A organização do trabalho escolar na educação infantil:
- A rotina: organização do tempo e do espaço na creche
- A observação: instrumento metodológico que sustenta a ação de planejar (Madalena Freire)
- O planejamento: ação significativa que respeita a criança (Madalena Freire)
- A avaliação: ponto de chega e recomeço da ação educativa como bebês.
Unidade 5: Abordagens metodológicas
- Emmi Pikler: o cuidado ético e amoroso.
- Recursos pedagógicos para Creche.
- Professor: Cinthia Magda Ariosi