PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA:
Tendências contemporâneas da pesquisa sobre formação de professores
Docente responsável: Profa. Dra. Thaís Gimenez da Silva Augusto
Ementa: Compreensão das concepções dos principais autores que discutem a formação de professores atualmente nas seguintes perspectivas: a profissionalização docente, o professor-reflexivo, os saberes docentes, as competências para ensinar e a pedagogia crítico-emancipatória. Reflexões sobre a formação do professor de Ciências para o ensino fundamental e médio, a partir da pesquisa contemporânea.
10/08 |
Apresentação da disciplina, da professora e dos alunos. Aula introdutória sobre formação de professores com um panorama dos autores que serão estudados. |
17/08 |
NÓVOA, António. Parte I - O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto/ Portugal: Porto Editora, 1995A. pp. 13-34.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Cord.) Os Professores e a sua Formação. 2ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995B. pp. 15-33. |
24/08 |
ESTEVE, José M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto/ Portugal: Porto Editora, 1995. pp. 93-124.
CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto/ Portugal: Porto Editora, 1995. pp. 155-191. |
31/08 |
PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor – A formação do professor como profissional. In: NÓVOA, A. (Cord.) Os Professores e a sua Formação. 2ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. pp. 93- 113.
SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. |
28/09 |
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Cord.) Os Professores e a sua Formação. 2ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. pp. 77-91.
ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E.M.A. (Orgs.) Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a), Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998. pp. 207-236.
Apresentação 3 artigos sobre formação de professores |
05/10 |
ZEICHNER, Kenneth M. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003. pp.35-55.
Apresentação 3 artigos sobre formação de professores |
16/10 (seg) |
PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002A.
Apresentação 3 artigos sobre formação de professores.
|
19/10 |
PERRENOUD, Philippe. A Formação dos Professores no Século XXI. In: PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002B. pp.11-33.
Apresentação 3 artigos sobre formação de professores. |
26/10 |
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Apresentação 3 artigos sobre formação de professores. |
27/10 |
TARDIF, Maurice. Princípios para guiar a aplicação dos programas de formação inicial para o ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO- Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas, 14., 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. Cd-rom. Livro 1. pp 17-46. Apresentação 3 artigos sobre formação de professores. |
09/11 |
GAUTHIER, Clermont. Ensinar: Ofício Estável, Identidade Profissional Vacilante. In: SILVA, Maria da (Org.) Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Caderno de didática. São Paulo: UNESP, Pró-reitoria de Graduação, 2003. pp.11-23.
Apresentação 3 artigos sobre formação de professores. |
16/11 |
GIROUX, Henry A.; MCLAREN, Peter. A Educação de Professores e a Política de Reforma Democrática. In: GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma nova pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. pp. 195-212.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma nova pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
Apresentação 3 artigos sobre formação de professores. |
23/11 |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 8ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120p.
Apresentação formação de professores na Europa (4 duplas) |
30/11 |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Prefácio. In: CACHAPUZ, António; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. (Orgs.) A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005, pp. 9-13.
Apresentação formação de professores na Europa (4 duplas) |
07/12 |
CARVALHO, L. M. A Natureza da Ciência e o ensino de Ciências Naturais: Tendências e perspectivas na formação de professores. Pro-Posições, Campinas, v.12, n.1 (34), março/2001.
Apresentação formação de professores na Europa (4 duplas) |
Referência para o trabalho:
ZULJAN, Milena Valencic; VOGRINC, Janez. (Ed.) European dimensions of teacher education: similarities and differences. Ljubljana: Faculty of Education; Kranj: The National School of Leadership and Education, 2011
Propostas de Avaliação:
- Apresentação de artigo sobre formação de professores individualmente (15 min.)
- Leitura e apresentação dos capítulos sobre formação de professores na Europa em duplas (20 min.)