Mapa Falante
Olá pessoal,
Esta atividade propõe a elaboração do Mapa Falante de todas as escolas participantes deste curso.
Para a elaboração desta tarefa, basta seguir as seguintes orientações:
1 - Reúnam o grupo da escola.
2 - Com máquina fotográfica, os aprendizes, convidados (pais, líderes de comunidade de bairro, etc), papel e caneta, o grupo deverá sair em busca de situações de risco para crescimento de vetores da Dengue, Febre Amarela e Leishmaniose nas dependências da escola e no bairro em que está localizada;
Dica: Vocês podem dividir o bairro em setores e dividir as tarefas.
Caso sintam-se seguros, cada professor pode fazer esta atividade com seus alunos, elaborando um mapa falante. Em seguida, se reunam para expor as informações coletadas por todos em um mapa geral.
Obs.: é importante observar e registrar toda situação que possa favorecer para o criadouro dos vetores de zoonoses, como vasos, reservatórios de água, descartáveis jogados, plásticos e tampinhas de garrafas jogadas no chão, lixo, matéria orgânica em decomposição, folhas, quintais sujos, enfim, tudo que aprendemos em relação à prevenção e controle dessas doenças nos módulos anteriores.
3 - Registrem por meio de fotos e, de volta à escola façam o mapa falante de acordo com os modelos expostos na ferramenta Material de Apoio
Sugerimos que busquem a participação das crianças e de alguns membros da comunidade local na elaboração do Mapa Falante, pois a mudança de comportamento só acontece quando, além da informação, ocorre a sensibilização e a participação popular no diagnóstico da situação-problema e na elaboração das estratégias para a sua solução.
4 - Os mapas serão apresentados no último encontro presencial, mas, assim que terminarem é bom fotografá-los e postá-los no Fórum Portfólio Final (data limite: 20/12)
Bom trabalho a todos!!!
Qualquer dúvida, por favor, entrem em contato conosco.
Equipe formadora