Agenda do Curso

  • Aula em ambiente virtual

    A partir desta postagem você iniciará os estudos, reflexões e construção de saberes relacionados a disciplina Psicologia Social e Educacional nos países da América Latina  em ambiente virtual . Cada postagem abaixo corresponderá a um bloco de ensino e aprendizagem, o qual deverá ser contemplado durante o período que será indicado em cada postagem.

    Sugiro que a cada proposta de atividade visualizada neste ambiente virtual você organize o seu tempo para realizar, gradualmente, as leituras e a visualização do material adicional disponibilizado (como vídeos, por exemplo).

    A primeira aula virtual refere-se a semana do dia 22/10.


    Bons estudos! Abraço, Deivis Perez

  • Aula início semana 22/10

    Nas ultimas duas semanas tivemos atividades presenciais com especialistas em Psicologia Decolonial e, também, em teorias e métodos em Psicologia Social e do Trabalho. 

    Nesta semana vamos examinar os cenários sociocultural, político e econômico da América Latina no Século XX. Por intermédio deste ambiente virtual será examinado o texto "Estados Unidos-América Latina no início da guerra fria", capítulo 3 do livro "Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia" de Luis Fernando Ayerbe.

    A proposta é ampliar a compreensão acerca dos nexos entre as ações e interesses dos EUA, principal nação imperialista do século XX, e as movimentações políticas na América Latina em meados dos anos 1900. Estas movimentações sociopolíticas foram relevantes para a construção da identidade dos povos latino-americanos e, também, contextualizaram o surgimento da Psicologia local, tal como a conhecemos.

    Agora, siga os passos abaixo:

    Passo 1 - Faça a leitura do capítulo 3 do livro de Ayerbe - disponível no sítio domínio público (vá a este sítio ou acesso um dos links abaixo)
    aqui -  http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/up000016.pdf ou
    aqui - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17840

    Passo 2 - Após a leitura, para a sua própria gestão da aprendizagem, procure sistematizar os saberes acessados por meio do texto registrando/anotando  as relações ou aproximações que você percebe entre os apontamentos realizados por Aybert e os cenários social, cultural e político do Brasil e de outros países latino-americanos na atualidade. Não é necessário entregar estas anotações. Trata-se de sugestão nortear o seu aprendizado. 

    Em caso de dúvida, envie mensagem para deivis.perez@unesp.br
    Até mais, Deivis Perez

  • Martin Baró (El Salvador) e os fundamentos do trabalho em Psicologia

    Olá, colegas!

    Iniciamos nesta fase as leituras e exame dos fundamentos teóricos e das práticas em Psicologia, com ênfase para as áreas social, educacional e comunitária.

    O primeiro passo será estudar e refletir acerca do papel da/do profissional na Psicologia latino-americana.

    O texto (clássico) a ser lido é "O papel do psicólogo", de Ignácio Martin-Baró.

    Após, na próxima publicação, vamos ampliar os estudos acerca do pensamento de Baró, sempre conectados à realidade do nosso continente. Acompanhe as postagens aqui.

    Abaixo deixo o link para o texto do psicólogo salvadorenho.

    http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n1/a02v2n1.pdf

    Boa leitura! Deivis Perez

  • Mariáteghi e a educação na Am. Latina

    Boa tarde!

    Segue anexo o texto para a leitura da corrente semana.

    Trata-se do capítulo "EL PROCESO DE LA INSTRUCCIÓN PÚBLICA" (texto inicia na página 86) do livro Siete Ensayos de Interpretación de la Realidad Peruana, de José Carlos Mariátegui. O texto lança um olhar para os campos da educação na América Latina partindo do pensamento do estudioso peruano. Espera-se que a leitura auxilie no entendimento dos movimentos de construção dos processos educativos em nosso subcontinente. A sua leitura leva em consideração que nesta disciplina também abordamos este campo, de interesse teórico e prático para psicólogas

    Boa leitura!

    Deivis Perez

    Link - http://resistir.info/livros/mariategui_7_ensayos.pdf

  • Psicologia argentina

    Olá, colegas!

    Nós continuaremos os estudos  lançando luz sobre a Psicologia na Argentina, com destaque para o pensamento referencial e histórico de José Bleger, tendo em vista o seu trabalho voltado para o exame de grupos e instituições, bem como o seu esforço para a construção de nexos entre a psicologia e o materialismo dialético na América Latina.

    Sugiro a leitura dos capítulos Introdutório, 1 e 3 do livro (anexo) Psico-Higiene e Psicologia Institucional. Cumpre notar que este livro tem hoje um caráter histórico, mas, ainda assim, representa um marco para os estudos da Psicologia no continente.

    Boa leitura! Deivis Perez

  • Psicologia na Argentina 2

    A partir deste post vamos conhecer outra importante referência da Psicologia Argentina - o pensamento de Pichon-Rivière.

    O recorte é a democratização da Argentina, a partir de 1983. 

    Está disponível um texto, escrito por Hugo Klappenbach, da Universidad Nacional de San Luis, Argentina.

    O objetivo é que você (re)conheça as bases, dificuldades e desafios da formação dxs profissionais de Psicologia naquele país.

    Abaixo o texto.

    Até mais, Deivis Perez.