OBJETIVOS
1) Caracterizar e compreender, de forma integrada, as atividades de comércio, transportes e serviços e sua lógica de espacialização, dos fixos e fluxos (concentração, dispersão, polarização).
2) Discutir os momentos articulados da produção (produção imediata, distribuição, circulação e consumo), privilegiando as mudanças ocorridas nos processos de circulação e no sistema de transportes e os impactos provocados no comércio e nos serviços, em geral.
3) Relacionar o aumento da quantidade e velocidade de fluxos materiais e imateriais ao movimento de mundialização capitalista, de modo a destacar os meios de transportes, a ocupação espacial e a circulação de mercadorias e pessoas.
4) Avaliar a importância da análise espacial para o entendimento das mudanças ocorridas na circulação do capital e no fluxo das mercadorias e informações e para o estabelecimento de relações entre o desenvolvimento do comércio e dos serviços, em diversas escalas geográficas (intra-urbano, regional, nacional e global).
5) Analisar os estoques e valores de fluxos da economia global e nacional, utilizando-se de dados estatísticos representados em gráficos e mapas afins.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução – As instâncias espaciais
UnidadeI – Geografia do Comércio
- Formas de comércio e a cidade;
- Os circuitos da economia urbana
- A mundialização do capital e a divisão internacional do trabalho;
- Globalização e o crescimento do comércio mundial;
- Questões do comércio internacional: empresas multinacionais e os blocos regionais;
- A regulação do comércio mundial: OMC
- Reestruturação da economia brasileira: abertura comercial e investimentos externos diretos;
UnidadeII – Geografia da Circulação e dos Transportes
- Conceituação e evolução da atividade de transporte;
- Geografia do movimento e redes de transporte;
- As modalidades e meios de transportes;
- Definição de rede e tipos de redes;
- O avanço da telecomunicação e as redes informacionais;
- Logística e transportes
Unidade III – Geografia dos Serviços
- Conceituação, classificações, características e funções das atividades de serviços;
- Transformações no setor de serviços: terciarização, terceirização e informalidade;
- Serviços no contexto da globalização e no território brasileiro;
Trabalho de campo
Ourinhos –Pederneiras - Bauru
a) Tipos de comércio: formal/informal, atacado/varejo, importação/exportação
b) Modais de transporte: rodoviário, ferroviário, hidroviário e aéreo (regional)
c) Serviços: Saúde, educação, logística
- Teacher: Lucas L. Fuini