1 - JUSTIFICATIVA:

          Este treinamento será disponibilizado a n??? profissionais de saúde e da segurança do trabalho de 40 municípios do estado de São Paulo. A nossa meta será formar n brigadistas que estarão aptos a atuar na vigilância e controle de endemias  e na promoção do Bem Estar Único, como parte integrante do projeto : "GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADAS AO BEM ESTAR ÚNICO", da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEX) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), Araçatuba, em uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA) e a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).

          Os vetores destas endemias estão distribuídos de modo heterogêneo no espaço urbano e sofrem influência de fatores que favorecem sua proliferação. Portanto, o controle destes agravos, neste cenário epidemiológico, é muito complexo, uma vez que a necessidade da participação social é incontestável. Neste contexto, os brigadistas serão considerados protagonistas no sentido de contribuir na mobilização da comunidade, tanto para o controle de endemias como também para a implantação de ações multidisciplinares com promoção do bem estar animal, humano bem e do equilíbrio ambiental.

Objetivo Geral:

  • Capacitar de modo remoto, os brigadistas ambientais para atuação tanto na vigilância e controle de endemias, escorpiões bem como na promoção do Bem Estar Único.

Objetivos específicos:

  • Investigar o grau de conhecimento dos participantes antes e após a referida capacitação;
  • Habilitar o brigadista para a devida identificação de áreas críticas com demanda de cuidados constantes para a manutenção de um ambiente saudável;
  • Atuar de forma preventiva para o controle dos fatores de risco para a ocorrência de endemias;
  • Promover ações educativas para a conscientização da comunidade em relação a execução das boas práticas ambientais.

 

 2 - METODOLOGIA

Este treinamento será ministrado para aos servidores e alunos da FMVA Unesp bem como para os profissionais de saúde dos municípios que abrangem a Departamento Regional de Saúde de Araçatuba - DRS II.

A formação dos brigadistas será realizada integralmente por meio de aulas remotas sobre os assuntos supramencionados. Metodologias serão aplicadas de modo virtual levando em consideração o momento de pandemia causada pelo novo coronavírus e a facilidade de participação dos estudantes, uma vez que as aulas poderão ser assistidas em qualquer local e horário.

 

Inicialmente, será investigado o grau de conhecimento sobre pontos principais a respeito da Leishmaniose Visceral (LV), arboviroses e escorpionismo, por meio da aplicação de um questionário.

As atividades serão organizadas com base nas principais Diretrizes e referências em Educação Ambiental, no contexto da Saúde Única, e têm como foco o caráter prático, a partir da realidade dos sujeitos diretamente envolvidos.

Os assuntos teóricos serão apresentados de forma assíncrona. O curso será dividido em módulos com suas respectivas avaliações, a fim de se obter conhecimento teórico. Os inscritos serão divididos em turmas com um tutor responsável em cada que acompanhará seus acessos, devendo incentivar e promover discussões sobre o assunto, utilizando a plataforma de acesso.

 O aluno estudará por meio de vídeoaulas, apostilas, roteiro de estudos e/ou artigos técnicos científicos, que serão enviados previamente e distribuídos dentro do módulo em: Conteúdo principal e Saiba mais. Assim, será oferecido material escrito e exercícios para desenvolver o aprendizado dos participantes.

          Deste modo, todas as atividades propostas deverão ser realmente executadas, o que significa realizar todas as leituras, assistir aos vídeos, acessar os materiais disponíveis para estudo e inclusive responder aos questionários que serão disponibilizados. Importante evidenciar que o cumprimento rigoroso do prazo para a realização das atividades também será um dos critérios para as referidas avaliações que deverão ser efetuadas individualmente no final de cada módulo.

Todos os participantes serão capacitados tecnicamente para compartilhar as informações e serem multiplicadores. A partir desta qualificação, estes brigadistas estarão habilitados a identificar áreas com possíveis focos de vetores bem como locais vulneráveis para infestações por escorpiões. Assim, estas pessoas estarão preparadas para desenvolver a educação ambiental com promoção de um ambiente saudável com reflexo positivo na qualidade de vida da população em questão.

          De modo complementar, um questionário idêntico ao usado no início deste trabalho, será aplicado novamente no final da referida capacitação para verificar o conhecimento adquirido após a intervenção.

 

3 - MATERIAL E MÉTODOS: Carga horária:

Na Tabela 1, estão representados os números dos módulos e as respectivas cargas horárias a serem ministradas neste curso.

Módulos

Horas

01

12

02

03

03

12

04

09

05

05

06

05

07

08

08

08

Total

62

 

3.1 - AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES

CRITÉRIOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO:

A)    Com aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) nos módulos, que deve ser acompanhado por cada tutor, que será contabilizado com acesso ao conteúdo principal, material de apoio, saiba mais, participação nos fóruns. 

B)    Cada módulo será concluído após finalização da avaliação.

C)   O Curso será concluído com a elaboração de um projeto relacionado a Prevenção e Controle de Vetores e animais nocivos, no caso, escorpiões.

 

 

4 - CRONOGRAMA

DIVULGAÇÃO:

Data prevista para divulgação Etapa I: A partir do dia 19/05/2021 ao dia 26/07/2021.

Objetivo: Apresentação do curso.

Data prevista para divulgação Etapa II: A partir do dia 27/05/2021.

Objetivo: Divulgação do curso com os módulos.

Data prevista para divulgação Etapa III: A partir do dia 04/06/2021.

Objetivo: Divulgação do curso com os módulos e palestrantes.

Data prevista para inscrição: A partir do dia 21/06/2021 ao dia 26/06/2021.

Data prevista para aula de Apresentação: 30/06/2021.

 

Aula de Apresentação

1º Tema:  Descrição do curso com seus objetivos, metas, periodicidade e conclusão.

2º Tema: Apresentação das responsabilidades e comportamento do Brigadista Ambiental, como disseminador das boas práticas ambientais no controle de Endemias.

Avaliação diagnóstica por meio de questionário para investigar o conhecimento prévio dos alunos, requisito para iniciar os módulos.

Apresentação:

Profa. Associada Katia Denise Saraiva Bresciani

Coordenadora do Projeto

FMV, Unesp, Araçatuba, São Paulo

 

MÓDULO 1

Leishmaniose Visceral

Período previsto: 01/07/2021 a 31/07/2021

Eixo I: Aspectos Clínicos

  • Doença – (Sugestão)
  • “Diagnóstico laboratorial da Leishmaniose canina e humana”Bruno Fabiano de Camargo (Biomédico, Técnico de laboratório - Centro de Laboratório Regional Instituto Adolfo Lutz de Araçatuba), e

Dra. Juliana Galera Castilho Kawai (Bióloga e Pesquisadora Científica VI do Instituto Pasteur de São Paulo, atualmente se encontra prestando serviço no Centro de Laboratório Regional Instituto Adolfo Lutz de Araçatuba).

Eixo II: Aspectos Epidemiológicos e Zoonóticos

  •  “Bioecologia do vetor” – Doutora Lilian Aparecida Colebrusco Rodas (Bióloga e Pesquisadora Científica VI no Laboratório de Leishmanioses Sucen/SR-09/Araçatuba – SP).
  • “A importância do ambiente urbano saudável no controle da Leishmaniose Visceral” – Doutora Lilian Aparecida Colebrusco Rodas (Bióloga/Pesquisadora Científica VI no Laboratório de Leishmanioses Sucen/SR-09/Araçatuba – SP).
  • “Panorama da Leishmaniose Visceral no Estado de São Paulo” – Doutor Roberto Mitsuyoshi Hiramoto (Biólogo no Instituto Adolfo Lutz/Leishmanioses de São Paulo).
  • “A Terceira Década da Leishmaniose Visceral no Estado de São Paulo” – Doutor José Eduardo Tolezano (Biólogo, Pesquisador Científico e Diretor Técnico do Centro de Parasitologia e Micologia - Instituto Adolfo Lutz).
  • Valéria Lima - Diagnóstico
  • “Manejo terapêutico e preventivo da Leishmaniose Visceral Canina” - Doutor Acácio Duarte Pacheco (Médico veterinário, pesquisador - Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina-SP)

 

Eixo III: Prevenção e Controle

  • “Leishmaniose para além do biológico: Análise Espacial como ferramentas de Vigilância e Controle” – Doutora Patricia Sayuri Silvestre Matsumoto (Pos-doutoranda em Geografia e profa. substituta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp).
  • “Investigação Epidemiológica – Leishmaniose Visceral Canina – Logística e Capacitação” – Doutor André Luiz Baptista Galvão (Médico Veterinário Autônomo CRMV SP 19964 e CRMV MS 2929).
  • “Informações espaciais para a tomada de decisão em políticas públicas e a relação da universidade e as políticas públicas” – Raul Borges Guimarães (Pró Reitor de extensão Universitária da UNESP).
  • "História da Geografia da Saúde" – Doutora Anaiá da Paixão Sevá (Médica Veterinária, Professora visitante, Univ. Estadual de Santa Cruz).
  • “Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral no Estado de São Paulo” – Doutor Osias Rangel(Superintendência de Controle de Endemias - SUCEN/Campinas - Membro do Comitê de Leishmaniose Visceral da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pela Coordenadoria de Controle de Doenças - CCD).

Exercícios.

 

MÓDULO 2

Covid 19

Período previsto:  01/08/2021 a 08/08/2021

 

Eixo I:  

  • “eCare Sentinela: Rede Multiprofissional de Apoio à Saúde” – Doutora Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira (Coordenadora Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde - NEAD.TIS - FMB - UNESP).
  • “Vivências na pandemia da Covid 19” – Doutor Stelios Firarkis (Médico do CAOE, Unesp Araçatuba e médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do hospital Unimed Araçatuba).
  • “Desgaste físico e emocional do profissional da saúde na pandemia do Covid-19” – Mestre Dreyf de Assis Gonçalves (Psicólogo, Universidade Paulista - UNIP | Grupo de Estudos de Gestão em Saúde Única - FMVA UNESP - Araçatuba).
  • “Terapia assistida por animais no auxílio a reabilitação pós  Covid 19” - Sabrina dos Santos Firmino (Fisioterapeuta especializada em Neurofuncional Adulto/infantil e mestranda no curso de Ciência Animal – FMVA – Unesp).
  • "Cuidados como o seu ambiente: prevenção da COVID-19" – Mestre Neuza Alves Bonifácio (Enfermeira, docente na Universidade Paulista, campus Araçatuba-SP).
  • “Popularização da Ciência aplicada a Covid” – DoutorLuiz da Silveira Neto (Professor do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Universidade Federal do Tocantins Campus de Gurup).
  • Carmem

 

Eixo II:  

 

Eixo III:  

Exercícios.

 

MODULO 3

Arboviroses

Período previsto:  09/08/2021 a 06/09/2021

 

Eixo I: Aspectos Clínicos

  • Doenças (Aspectos clínicos) – (Sugestão) (...)

 

Eixo II: Aspectos Epidemiológicos

  • Aspectos Epidemiológicos e Entomológicos (Agente transmissor, agente etiológico, transmissão, período de incubação e transmissibilidade, etc) – Keuryn
  • “Dengue em tempos de Covid-19” – Milenne Ura Seixas Santos Dias (Diretora Técnica de Saúde II – GVE Araçatuba/SP).

 

Eixo III: Prevenção e Controle

  • “Arboviroses: Programas de Vigilância e Controle” – Doutorando Dalton Pereira da Fonseca Jr (Engenheiro agronômico, Assessor Técnico da Superintendência da Sucen/SR01/São Paulo/SP).
  • “Metodologias de controle do vetor Aedes aegypti – Doutorando Dalton Pereira da Fonseca Jr (Engenheiro agronômico, Assessor Técnico da Superintendência da Sucen/SR01/São Paulo/SP).

 

Exercícios.

 

MÓDULO 4

Escorpionismo

Período previsto: 07/09/2021 a 28/09/2021

 

Eixo I: Aspectos Clínicos

  • “Escorpionismo no Brasil: um desafio crescente” – Doutor Benedito Barraviera (Docente da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, atua na área de Animais Peçonhentos e pesquisador do CEVAP - Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos).
  • “Escorpiões e escorpionismo: características epidemiológicas e clínicas” – Doutor Willian Marinho Dourado Coelho (Médico veterinário, pesquisador - Faculdade de Ciências Agrárias de Andradina-SP).

 

Eixo II: Aspectos Epidemiológicos

  • “Conhecendo o escorpião” – Prof. Assistente Doutor Sérgio Diniz Garcia (Médico veterinário, docente na Faculdade de Medicina veterinária Unesp de Araçatuba).
  • “O escorpião - Aspectos da biologia do animal” – Doutor Rubens Antonio da Silva (Pesquisador Científico da SUCEN/SR01/São Paulo/SP e responsável técnico pela vigilância dos vetores da doença de Chagas e do escorpião).
  • “O escorpião - Aspectos de seu comportamento” - Doutor Rubens Antonio da Silva (Pesquisador Científico da SUCEN/SR01/São Paulo/SP e responsável técnico pela vigilância dos vetores da doença de Chagas e do escorpião).

 

Eixo III: Prevenção e Controle

  • “Manejo do ambiente: A estratégia da prevenção e do controle” – Doutor Rubens Antonio da Silva (Pesquisador Científico da SUCEN/SR01/São Paulo/SP e responsável técnico pela vigilância dos vetores da doença de Chagas e do escorpião).

 

  • “Monitoramento do escorpião: identificando áreas vulneráveis” – Doutor Rubens Antonio da Silva (Pesquisador Científico da SUCEN/SR01/São Paulo/SP e responsável técnico pela vigilância dos vetores da doença de Chagas e do escorpião).

Exercícios.

               

MÓDULO 5

Coleta Seletiva e gerenciamento de resíduos

Período previsto: 29/09/2021 a 06/10/2021

 

Eixo I:  

  • “Reciclagem: Instrumento de transformação de vida” – Edna Flor (Vice-Prefeita de Araçatuba/SP).
  • “Adequada Gestão dos Resíduos: Mudança de paradigmas da civilização” – Lucas Savério Proto (Engenheiro Florestal e Gestor Ambiental. Secretário na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade).
  • “Aspectos legais e ambientais decorrentes da geração de resíduos farmacêuticos em medicina veterinária” – Doutora Valéria Maria Savoya da Silva (Médica Veterinária, professora assistente da FMVA-Unesp/Araçatuba).
  • "Descarte de medicamentos: um enfoque para o meio ambiente” – Doutora Aparecida de Fátima Michelin (Farmacêutica-Bioquímica, docente da Universidade Paulista, campus Araçatuba-SP).

 

Eixo II:  

  • “Área de preservação permanente: Caminho da vida selvagem” – Lucas Savério Proto (Engenheiro Florestal e Gestor Ambiental. Secretário na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade).

Eixo III:  

  • “Compostagem de resíduos orgânicos: o ciclo do solo” – Lucas Savério Proto (Engenheiro Florestal e Gestor Ambiental. Secretário na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade).

 

Exercícios.

 

MÓDULO 6

Área de Preservação Ambiental e readaptação de animais silvestres

Período previsto: 07/10/2021 a 14/10/2021

 

Eixo I:

  • “Boas práticas e cuidados com animais silvestres em ambientes de convivência” – Mestre Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira (Biólogo, Mestre em Biologia das Intenções Orgânicas - Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada – UEM).

 

Eixo II:

  • “Importância da conservação do meio ambiente” – MestreFernanda Andrade Bueno (Bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araçatuba).
  • “Código zoossanitário como instrumento de gestão ambiental” – Doutor Fábio Manhoso (Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Unimar e Conselheiro efetivo do CRMVSP).
  • “Biodiversidade e endemias, epidemias e pandemias” – Doutor Wagner André Pedro (Biólogo, docente e pesquisador do DAPSA/UNESP-ARAÇATUBA).

Eixo III:

Exercícios.

 

MÓDULO 7

Bem estar único

Período previsto: 15/10/2021 a 31/10/2021

 

Eixo I:

  • “Saúde Única” - Talita Carolina Bragança de Oliveira (...)
  • “Saúde Única: experiências e vivências” – Doutor Estevam Guilherme Lux Hoppe (Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FCAV/Unesp).
  • “Posse responsável na Saúde Única” – Doutor André Luiz Baptista Galvão (Médico Veterinário Autônomo CRMV SP 19964 e CRMV MS 2929).
  • “Acumuladores de animais e a saúde única. Teoria do Link: o Elo entre a violência humana e o abuso animal” – Mestre Ana Beatriz da Cruz Favaro Garcia (Médica Veterinária - Residência em Medicina Veterinária do Coletivo- UFPR; Residência em Medicina Veterinária Preventiva- Unesp/Jaboticabal; Mestre em Ciência Animal- Unesp/Araçatuba).

 

Eixo II:

  • “Educação, Comunicação e Mobilização em Saúde Única” – Tania Mara Tomiko Suto (SUCEN/SR09/São Paulo/SP).
  • “Educação em Saúde nas escolas” - Silvana de Sousa e Souza (Pedagoga, especializada em Gestão Escolar, Tecnologias no ensino à distância e Violência doméstica contra crianças e adolescentes. Secretaria Municipal de Educação).
  • “Saúde Única em Educação ambiental para controle de agentes de larva migrans” – Doutor Vamilton Alvares Santarém (Médico veterinário, docente na universidade do Oeste Paulista).

 

Eixo III:  

  • “Bem Estar Único” - Talita Carolina Bragança de Oliveira (...).

 

Exercícios.                             

 

MÓDULO 8

Comunicação Interpessoal

Período previsto: 01/11/2021 a 22/11/2021

 

Eixo I: Comunicação

  • “Comunicação” – Regina Célia Loverdi de Lima Stringueta (...)
  • “Educação Ambiental como ferramenta de controle para o Brigadista” – Tania Mara Tomiko Suto (Superintendência de Controle de Endemias).

 

 

Eixo II: EduComunicação

Dia: 16/11/2021 – Horário: 09:00h às 11:00h.

  •  “Mesa redonda: Educomunicação para todos” – Doutor Ismar Soares de Oliveira (Prof. Titular sênior da USP, presidente da Associação Brasileira de pesquisadores e profissionais de ABPEDUCOM); Lúcia de Fátima Henriques (...); Cristina Sabbo (...); Irma Teresinha Rodrigues Neves Ferreira (...)

Exercícios.

 

9 - AVALIAÇÃO FINAL DO CURSO

Período previsto: 22/11/2021 a 30/11/2021