Pretende-se com esta disciplina alcançar uma compreensão do papel desempenhado pelos paradigmas nas várias áreas do conhecimento, partindo dos avanços das ciências naturais, discutindo seus limites e suas crises e, por fim, discutindo a proposta de Carlo Ginzburg para as ciências humanas, denominada Paradigma Indiciário. Em outra dimensão, a disciplina pretende contribuir para a releitura dos projetos de pesquisa dos alunos a partir das perspectivas abertas pelas discussões teóricas realizadas em aula.
CONTEÚDO:
- Validação do conhecimento nas ciências naturais e nas ciências humanas em seu desenvolvimento histórico.
- A idéia de paradigma segundo Thomas Kuhn.
- Sucessão e coexistência de paradigmas em diferentes áreas do conhecimento.
- A proposta do Paradigma indiciário de Carlo Ginzburg.
- A produção de conhecimento nas diferentes áreas e suas implicações sobre a pesquisa em educação.
Pretende-se com esta disciplina alcançar uma compreensão do papel desempenhado pelos paradigmas nas várias áreas do conhecimento, partindo dos avanços das ciências naturais, discutindo seus limites e suas crises e, por fim, discutindo a proposta de Carlo Ginzburg para as ciências humanas, denominada Paradigma Indiciário. Em outra dimensão, a disciplina pretende contribuir para a releitura dos projetos de pesquisa dos alunos a partir das perspectivas abertas pelas discussões teóricas realizadas em aula.
CONTEÚDO:
- Validação do conhecimento nas ciências naturais e nas ciências humanas em seu desenvolvimento histórico.
- A idéia de paradigma segundo Thomas Kuhn.
- Sucessão e coexistência de paradigmas em diferentes áreas do conhecimento.
- A proposta do Paradigma indiciário de Carlo Ginzburg.
- A produção de conhecimento nas diferentes áreas e suas implicações sobre a pesquisa em educação.
- Professor: Paulo César de Almeida Raboni