Ementa: Revisão do embasamento teórico do Currículo Comum; embasamento teórico da Base Nacional Comum Curricular; comparação dos aspectos comuns que norteiam o trabalho em sala de aula.
Objetivo:
- Entender a BNCC como documento norteador na construção e/ou adaptação da proposta e do currículo.
- Estabelecer uma relação entre a Base e o Currículo/Proposta no que se refere a Alfabetização.
- Compreender o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
- Estudar a fundamentação teórica que embasa o Currículo Comum.
- Discutir os direitos de aprendizagem descritos nas competências e habilidades propostas pela Base.
Conteúdo programático:
Conceituação BNCC e Currículo Comum
Noção dos conceitos de Competência e Habilidade
BNCC e Currículo na Educação Infantil
BNCC e Currículo no Ensino Fundamental
O processo de transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental
Estratégias para a Alfabetização
- Professor: Katia Abreu Fonseca
- Professor: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini