Ementa: Revisão do embasamento teórico do Currículo Comum; embasamento teórico da Base Nacional Comum Curricular; comparação dos aspectos comuns que norteiam o trabalho em sala de aula.

Objetivo:

  • Entender a BNCC como documento norteador na construção e/ou adaptação da proposta e do currículo.
  • Estabelecer uma relação entre a Base e o Currículo/Proposta no que se refere a Alfabetização.
  • Compreender o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
  • Estudar a fundamentação teórica que embasa o Currículo Comum.
  • Discutir os direitos de aprendizagem descritos nas competências e habilidades propostas pela Base.

Conteúdo programático:

Conceituação BNCC e Currículo Comum

Noção dos conceitos de Competência e Habilidade

BNCC e Currículo na Educação Infantil

BNCC e Currículo no Ensino Fundamental

O processo de transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Estratégias para a Alfabetização