Data

Aula

                                 Leituras/atividades

 

 

 

Aula 1

 

07/08/18

 

Manhã

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

Apresentação dos participantes.

Expectativas dos participantes em relação ao curso

Apresentação do programa, cronograma e sistemática do curso.

Avaliação final: resumo dos textos e apresentação de um artigo

 

Filme:  Escritores da Liberdade ( assistência e debates)

Filmes complementares: Clube do Imperador, Mentes perigosas

 

Discussão dos textos:

(T1) DI GIORGI, C. A.; LEITE,Y.U.F. A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática popular. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 30, p. 305-323, jul./dez. 2010.

 

(T2) BEISIEGEL,C.R.  Relações entre a quantidade e a qualidade no ensino comum. In  BEISIEGEL,C.R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livro Ed., 2005. cap. 3, p.111-122

 

 

 

 

 

 

Aula 2

 

21/08/18

 

Manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

Mudanças no contexto da profissão docente/escola pública

 

(T3) ESTEVES, J.M. Mudanças Sociais e função docente. In NÓVOA, A. (org) Profissão Professor, Portugal: Porto Editora Ltda, 1995. Cap. IV p. 93-123.

 

 

(T4) LIBÂNEO, J.C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: a escola do conhecimento para os ricos , escola do acolhimento para os pobres. Educação e Pesquisa, S.P., v.38 ,n.1,p.13-28,2012.

 

      

Aspectos histórico-sociológicos da profissão docente

 

(T5) NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In NÓVOA, A.  et al. Profissão professor. Portugal: Porto Editora Ltda. 1992. cap. I, p.13-34

 

 

(T6) FANFANI, E.T. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n.99, 335-353, maio/ago. 2007

 

(T7 LC) XAVIER, L.N. A construção social e histórica da profissão docente. Uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, v.19,n.59, out-dez.2014.

 

 

(T8- LC) ENGUITA, M.F. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, 4,1991, p.41

 

 

 

 

 

 

Data

Aula

Leituras /atividades

 

 

 

 

 

 

 

Aula 3

 

 04/09/18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

 

 

 

 

 

 

 

Profissionalização docente: natureza e contradições

 

(T 9) ROLDÃO,M.C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v.12 n.34. jan./abr. 2007. P..94-103.

 

(T10) HYPÓLITO,A.M.  Trabalho docente e profissionalização: sonho prometido ou sonho negado? In: VEIGA,I.P.A; CUNHA.M.I. (org). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas: Papirus Ed. 1999. Cap.4, p 81-100.

 

(T11-LC) NÓVOA,A.  Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Cuadernos de Pedagogía. nº 286, Dez 1999.p 1-15

 

(T12-LC) DINIZ-PEREIRA, J.E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Bras. Estudos Pedagógicos, v. 92.n.230, p.34-51. Jan./abr. 2001.

 

Diferentes perspectivas sobre ser professor

 

 (T13) SCHÖN, A . S. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org) Os professores e sua formação. Lisboa,  Dom Quixote, 1997. p.33-90

 

(T14) GHEDIN,E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA,S.G.; GHEDIN,E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2003; p.129-150.

 

 (T15) CONTRERAS, J. A autonomia de professores. S. P:Cortez, 2002. cap 4 e 5     

 

 (T16) GIROUX, H.A Professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, H.   A.  Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 199. Cap. 9, .157-   164

 

 

 

 

 

 

 

Aula 4

 

18/09/18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data

 Manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula

 

Saberes da docência e a questão das competências

 

(T17) TARDIF,M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Ed . Vozes, 2013. 15ª edição. Caps. 1 e 2, p.31-11.

 

(T18) LARROSA BONDIA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Bras. de Educação, n.19, jan/fev/mar/abr, 2002. P.20-28

 

(T19) CHARLOT, B. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In: CHARLOT, B.(org) Os jovens e o saber; perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.15-31

 

 

 (T20) SHULMAN,L.S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2) 1986.  p. 4-14.( tradução disponível)

 

(T21) RIOS, T.A. Compreender e ensinar. Por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez Ed. 2001. Caps 2 e 3 ( p.63-109).

 

(T22-LC) GOERGEN,P.L. Competências docentes na eduação do futuro: anotações sobre a formação de professores. Nuances, vol VI, out 2000. p. 1-9.

 

Leituras/ atividades

 

 

 

 

 

 

 

Aula 5

 

16/10/18

 

Manhã

 

 

 

 

 

Tarde

 

 

 

 

 

As concepções de formação docente

(T23) FERRY,,G. Acerca del concepto de formación e Los modelos de la formación. In: Pedagogía de la formación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico. 2008 cap. 1-2 (p 47-73)

 

 

(T24) GÓMEZ, A . I. A função de formação do professor no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas In: Sacristan, G. J. e  Perez Gómez Compreender e transformar o ensino .Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.

cap. 11, p.353-379.

 

(T25-LC) MARCELO GARCIA, C. Estrutura conceptual da formação de professores. In: Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed. 1999, cap 1,18-46

 

(T26-LC) NÓVOA, A. Formaçãode professores e profissão docente 13-33 In: NÓVOA, A. (org)  Os professores e a sua formação. Lisboa,  Dom Quixote, 1997,p. 13-33

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula 6

 

30/10/18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data

 

Manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula

 

A Formação inicial de professores

 

(T27) PEREZ-GÓMEZ,A.O pensamento prático do professor. A formação do professor como prático reflexivo. In: NÓVOA, A. (org)  Os professores e a sua formação. Lisboa,  Dom Quixote, 1997.p.93-114.

 

(T28) FERRY,,G. La relación teoria-prática en la formación e Formación teórico-formación práctica. La alternância.  In: Pedagogía de la formación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico. 2008 cap. 3 e 4 (p 75-85)

 

 

(T29- LC) IMBERNÓN,F. A formação inicial para a profissão docente. In: Formação docente profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez Ed. 2004. p. 57-66.

 

(T30-LC) PEREIRA,J.E.D. Aslicenciaturas e as novas polpiticas educaionais para a formação docente. Educação e Sociedade, ano XX, n.68.Dez/1999

 

 

 

Diretrizes oficiais de formação de professores no Brasil

 

 

  • Principais Pareceres e resoluções sobre formação e professores

.

                                                                                                                        

(T31-LC) GATTI, B.A.; BARRETO, E.S. de S.; ANDRÉ, M.E.D. de A. Políticas docentes no Brasil. Um estado da arte. Brasília. Unesco, 2011. (disponível on line)

 

  (T32-LC) LEITE, Y.U.F. O lugar  das práticas pedagógicas na  formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011

 

 

Leituras/ atividades

 

 

 

 

 

 

 

Aula 7

 

13/11/18

 

 

 

Manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Inicial

(T33) MARCELO,C y VAILLANT,D El processo de transformarse en docente In:  Desarrolo profesional docente. Com se aprende a ensinar? Madrid, España: Narcea,S.A. Ediciones, 2009.cap.4, p.47-54

 

(T34) GATTI,B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas,v31,n.113, p.1355-1379,out-dez.2010

 

(T35-LC) GATTI, B.A.; BARRETO,E.S de  S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009 (disponível on line)

 

( Vídeo- LC) GATTI,B.A.  Diálogos TV Unespbernadetegatti 22/2012- “Formação de professores”.

 

Formação  continuada de professores

(T36 ) IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e  formação . Uma mudança necessária. São Paulo: Cortez Ed.2016. Caps 8 e 14

 

(T37) GATTI,A.B. Análise das políticas pra formação continuada no Brasil, na última década.  Revista Brasileira de Educação, v.13,n37, jan/fev 2008. p.57-70

 

(T38LC) CHANTRAINE-DEMAILLY, L. Modelos de formação contínua e estratégias de mudança. In Nóvoa,  A . (org) Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997.p. 139-158

 

              (T39- LC) IMBERNÓN, F. A formação permanente do professor In:Formação    docente Profissional. Formar-se para a mudança e  a incerteza.São Paulo: Cortez  Ed. 2004. p.48-56

 

 

 

 

 

 

Aula 8

 27/11/18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tarde

 

 

 

 

 

A escola como espaço de formação

 

(T40) CANÁRIO, R.  A escola : o lugar onde os professores aprendem. Revista de Psicologia da Educação, PUC- São Paulo, n.6, p. 9-27, 1988.

 

(T41) ZEICHNER, K. Formação de Professores: contato direto com a realidade da escola. Presença pedagógica, v,6 n.34. jul/ago.  2000. P. 5-15.

 

 (T42) IMBERNÓN, F.  A formação a partir de dentro. O que é formação em escolas e não nas escolas? In IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e  formação . Uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, Ed.2016. Cap 9.

           

(T43-LC) NÓVOA, A..  Professor se forma na escola. tpp://revistaescola.abril.com.br. 2001

 

 

(T44) BARROSO, J. Os professores: imagens profissionais, formação e mudança. In: BARROSO, J. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa, 2005. cap. VII, p.173-196

(T45-LC) NÓVOA, A.  Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO. 2007

 

 

Aula 9  

 

11/12/18

 

Manhã

 

Tarde

 

Apresentação do tema e projeto de escrita do artigo

 

Avaliação final do curso