Data |
Aula |
Leituras/atividades |
Aula 1
07/08/18 |
Manhã
Tarde |
Apresentação dos participantes. Expectativas dos participantes em relação ao curso Apresentação do programa, cronograma e sistemática do curso. Avaliação final: resumo dos textos e apresentação de um artigo
Filme: Escritores da Liberdade ( assistência e debates) Filmes complementares: Clube do Imperador, Mentes perigosas
Discussão dos textos: (T1) DI GIORGI, C. A.; LEITE,Y.U.F. A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática popular. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 30, p. 305-323, jul./dez. 2010.
(T2) BEISIEGEL,C.R. Relações entre a quantidade e a qualidade no ensino comum. In BEISIEGEL,C.R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livro Ed., 2005. cap. 3, p.111-122
|
Aula 2
21/08/18 |
Manhã
Tarde |
Mudanças no contexto da profissão docente/escola pública
(T3) ESTEVES, J.M. Mudanças Sociais e função docente. In NÓVOA, A. (org) Profissão Professor, Portugal: Porto Editora Ltda, 1995. Cap. IV p. 93-123.
(T4) LIBÂNEO, J.C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: a escola do conhecimento para os ricos , escola do acolhimento para os pobres. Educação e Pesquisa, S.P., v.38 ,n.1,p.13-28,2012.
Aspectos histórico-sociológicos da profissão docente
(T5) NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In NÓVOA, A. et al. Profissão professor. Portugal: Porto Editora Ltda. 1992. cap. I, p.13-34
(T6) FANFANI, E.T. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n.99, 335-353, maio/ago. 2007
(T7 LC) XAVIER, L.N. A construção social e histórica da profissão docente. Uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, v.19,n.59, out-dez.2014.
(T8- LC) ENGUITA, M.F. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, 4,1991, p.41
|
Data |
Aula |
Leituras /atividades |
Aula 3
04/09/18
|
Manhã
Tarde
|
Profissionalização docente: natureza e contradições
(T 9) ROLDÃO,M.C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v.12 n.34. jan./abr. 2007. P..94-103.
(T10) HYPÓLITO,A.M. Trabalho docente e profissionalização: sonho prometido ou sonho negado? In: VEIGA,I.P.A; CUNHA.M.I. (org). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas: Papirus Ed. 1999. Cap.4, p 81-100.
(T11-LC) NÓVOA,A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Cuadernos de Pedagogía. nº 286, Dez 1999.p 1-15
(T12-LC) DINIZ-PEREIRA, J.E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Bras. Estudos Pedagógicos, v. 92.n.230, p.34-51. Jan./abr. 2001.
Diferentes perspectivas sobre ser professor
(T13) SCHÖN, A . S. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org) Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997. p.33-90
(T14) GHEDIN,E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA,S.G.; GHEDIN,E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2003; p.129-150.
(T15) CONTRERAS, J. A autonomia de professores. S. P:Cortez, 2002. cap 4 e 5
(T16) GIROUX, H.A Professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 199. Cap. 9, .157- 164
|
Aula 4
18/09/18
Data |
Manhã
Tarde
Aula |
Saberes da docência e a questão das competências
(T17) TARDIF,M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Ed . Vozes, 2013. 15ª edição. Caps. 1 e 2, p.31-11.
(T18) LARROSA BONDIA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Bras. de Educação, n.19, jan/fev/mar/abr, 2002. P.20-28
(T19) CHARLOT, B. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In: CHARLOT, B.(org) Os jovens e o saber; perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.15-31
(T20) SHULMAN,L.S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2) 1986. p. 4-14.( tradução disponível)
(T21) RIOS, T.A. Compreender e ensinar. Por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez Ed. 2001. Caps 2 e 3 ( p.63-109).
(T22-LC) GOERGEN,P.L. Competências docentes na eduação do futuro: anotações sobre a formação de professores. Nuances, vol VI, out 2000. p. 1-9.
Leituras/ atividades |
Aula 5
16/10/18 |
Manhã
Tarde
|
As concepções de formação docente (T23) FERRY,,G. Acerca del concepto de formación e Los modelos de la formación. In: Pedagogía de la formación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico. 2008 cap. 1-2 (p 47-73)
(T24) GÓMEZ, A . I. A função de formação do professor no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas In: Sacristan, G. J. e Perez Gómez Compreender e transformar o ensino .Porto Alegre, Artes Médicas, 1998. cap. 11, p.353-379.
(T25-LC) MARCELO GARCIA, C. Estrutura conceptual da formação de professores. In: Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed. 1999, cap 1,18-46
(T26-LC) NÓVOA, A. Formaçãode professores e profissão docente 13-33 In: NÓVOA, A. (org) Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997,p. 13-33
|
Aula 6
30/10/18
Data |
Manhã
Tarde
Aula |
A Formação inicial de professores
(T27) PEREZ-GÓMEZ,A.O pensamento prático do professor. A formação do professor como prático reflexivo. In: NÓVOA, A. (org) Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997.p.93-114.
(T28) FERRY,,G. La relación teoria-prática en la formación e Formación teórico-formación práctica. La alternância. In: Pedagogía de la formación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico. 2008 cap. 3 e 4 (p 75-85)
(T29- LC) IMBERNÓN,F. A formação inicial para a profissão docente. In: Formação docente profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez Ed. 2004. p. 57-66.
(T30-LC) PEREIRA,J.E.D. Aslicenciaturas e as novas polpiticas educaionais para a formação docente. Educação e Sociedade, ano XX, n.68.Dez/1999
Diretrizes oficiais de formação de professores no Brasil
.
(T31-LC) GATTI, B.A.; BARRETO, E.S. de S.; ANDRÉ, M.E.D. de A. Políticas docentes no Brasil. Um estado da arte. Brasília. Unesco, 2011. (disponível on line)
(T32-LC) LEITE, Y.U.F. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011
Leituras/ atividades |
Aula 7
13/11/18
|
Manhã
Tarde
|
Formação Inicial (T33) MARCELO,C y VAILLANT,D El processo de transformarse en docente In: Desarrolo profesional docente. Com se aprende a ensinar? Madrid, España: Narcea,S.A. Ediciones, 2009.cap.4, p.47-54
(T34) GATTI,B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas,v31,n.113, p.1355-1379,out-dez.2010
(T35-LC) GATTI, B.A.; BARRETO,E.S de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009 (disponível on line)
( Vídeo- LC) GATTI,B.A. Diálogos TV Unespbernadetegatti 22/2012- “Formação de professores”.
Formação continuada de professores (T36 ) IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação . Uma mudança necessária. São Paulo: Cortez Ed.2016. Caps 8 e 14
(T37) GATTI,A.B. Análise das políticas pra formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v.13,n37, jan/fev 2008. p.57-70
(T38LC) CHANTRAINE-DEMAILLY, L. Modelos de formação contínua e estratégias de mudança. In Nóvoa, A . (org) Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997.p. 139-158
(T39- LC) IMBERNÓN, F. A formação permanente do professor In:Formação docente Profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza.São Paulo: Cortez Ed. 2004. p.48-56
|
Aula 8 27/11/18
|
Manhã
Tarde
|
A escola como espaço de formação
(T40) CANÁRIO, R. A escola : o lugar onde os professores aprendem. Revista de Psicologia da Educação, PUC- São Paulo, n.6, p. 9-27, 1988.
(T41) ZEICHNER, K. Formação de Professores: contato direto com a realidade da escola. Presença pedagógica, v,6 n.34. jul/ago. 2000. P. 5-15.
(T42) IMBERNÓN, F. A formação a partir de dentro. O que é formação em escolas e não nas escolas? In IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação . Uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, Ed.2016. Cap 9.
(T43-LC) NÓVOA, A.. Professor se forma na escola. tpp://revistaescola.abril.com.br. 2001
(T44) BARROSO, J. Os professores: imagens profissionais, formação e mudança. In: BARROSO, J. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa, 2005. cap. VII, p.173-196 (T45-LC) NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO. 2007
|
Aula 9
11/12/18 |
Manhã
Tarde |
Apresentação do tema e projeto de escrita do artigo
Avaliação final do curso
|
- Professor: Yoshie Ussami Ferrari Leite