Plano de Ensino:

Objetivos: Introduzir a programação de computadores através do estudo de uma linguagem algorítmica e de exercícios práticos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: construir e especificar formalmente algoritmos; implementar algoritmos especificados formalmente, utilizando uma linguagem de alto nível.


1. Computadores: 1.1. Breve história da computação; 1.2. Unidades Básicas do Computador e funcionamento; 1.3. Linguagem de máquina -  instruções, programa armazenado, endereçamento, programas em linguagem de máquina.

2. Algoritmos: 2.1. Caracterização de algoritmos 2.2. Notações – pseudocódigos; fluxogramas; representações de informações básicas – numéricas, alfanuméricas e lógicas. 2.3. Estruturas de Controle Básicas; 2.4. Aplicações nas resoluções de problemas.

3. Paradigmas de Linguagens de Programação: 3.1. Noções gerais sobre programação estruturada; 3.2. Noções gerais sobre programação orientada a objetos 3.3. Outros Paradigmas de programação: programação funcional, programação lógica.

4. Linguagem Computacional de Alto Nível Estruturada: 4.1. Representações dos dados básicos e expressões na linguagem; 4.2. Biblioteca da linguagem: funções e procedimentos. 4.3. Comandos básicos da linguagem: entrada, saída, designação e parada de execução; 4.4. Estruturas de Controle de fluxo da linguagem: seqüência, desvios e repetições; 4.5. Representações de dados compostos: variáveis indexadas; 4.6. Modularização de programas: funções e procedimentos 4.7. Documentação de Programas – conceitos básicos; 4.8. Aplicações na resolução de problemas numéricos e não numéricos.

5. Noções Gerais de Redes: 5.1. Aspectos gerais da Internet – em termos de hardware e software e serviços; 5.2. Caracterização: Intranet; extranet 5.3. O que é um protocolo? 5.4. Estrutura geral de uma rede.

Metodologia:O programa da disciplina será desenvolvido com aulas teóricas e práticas, sendo que estas últimas em laboratório computacional. Nas aulas práticas, o aluno utilizará, individualmente, o computador para desenvolver as práticas referentes ao conteúdo teórico ministrado. A técnica de estudo dirigido poderá ser adotada para a realização de trabalhos práticos.