EMENTA
Construção de conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos capazes de fundamentar a prática docente na educação infantil. Reconhecimento da importância de instrumentos metodológicos como planejamento e registro para a prática docente na educação infantil. Reflexão sobre o cotidiano na Educação Infantil (creche).
OBJETIVOS
- Construir conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos capazes de fundamentar a prática docente na educação infantil.
- Conhecer a proposta oficial para a educação infantil brasileira, sua concepção, bem como os componentes curriculares e suas formas de implantação na rotina da educação infantil.
- Conhecer e saber desenvolver práticas pedagógicas na educação infantil.
- Refletir sobre a prática e sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: Estágio supervisionado e a formação docente
1.1 Formação, atuação e perspectivas dos profissionais de Educação Infantil.
1.2 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
1.3 Articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Unidade II: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil.
2.1 Situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar.
2.2 Relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.
2.3 Observação e avaliação na Educação Infantil.
Unidade III: Espaço, tempo e rotina na Educação Infantil.