EMENTA

Construção de conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos capazes de fundamentar a prática docente na educação infantil. Reconhecimento da importância de instrumentos metodológicos como planejamento e registro para a prática docente na educação infantil.  Reflexão sobre o cotidiano na Educação Infantil (creche). 

OBJETIVOS 

  1. Construir conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos capazes de fundamentar a prática docente na educação infantil.
  2. Conhecer a proposta oficial para a educação infantil brasileira, sua concepção, bem como os componentes curriculares e suas formas de implantação na rotina da educação infantil.
  3. Conhecer e saber desenvolver práticas pedagógicas na educação infantil.
  4. Refletir sobre a prática e sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado.  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Unidade I: Estágio supervisionado e a formação docente

1.1   Formação, atuação e perspectivas dos profissionais de Educação Infantil.

1.2   Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

1.3   Articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Unidade II: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil.

2.1   Situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar.

2.2   Relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.

2.3   Observação e avaliação na Educação Infantil.

Unidade III: Espaço, tempo e rotina na Educação Infantil.