EMENTA: Orientações básicas sobre a disciplina e sobre o Estágio Supervisionado. Estudo da realidade político-educacional de uma creche. Levantamento de situações-problemas e prioridades a serem trabalhadas. Envolvimento do estagiário no trabalho pedagógico da creche, analisando situações trazidas por ele, no que se refere ao cuidado e educação. Reflexão sobre o cotidiano da creche e elaboração de um plano de trabalho para intervenção nesta realidade numa perspectiva inovadora e reflexiva.

OBJETIVOS:

  1. Investigar as características da creche.
  2. Analisar a proposta pedagógica e as ações desenvolvidas no âmbito da creche.
  3. Aprender a desenvolver práticas pedagógicas na educação infantil.
  4. Discutir as vivências e as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos do Estágio Supervisionado na educação infantil e nas demais disciplinas do curso.
  5. Refletir sobre a prática vivenciada no estágio e sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades desenvolvidas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Unidade I: Estágio supervisionado e a formação docente.

1.1  A profissionalização do professor da Educação Infantil.

1.2   Registro e análise das ações pedagógicas na Creche.

Unidade II: Espaço, tempo e rotina na Educação Infantil.

3.1 O processo de adaptação da criança na creche.

3.2 Os cuidados na educação infantil: o sono, a higiene pessoal, alimentação.

3.3  Os cuidados na educação infantil: acidentes e primeiros socorros.

3.4 A organização do espaço e o tempo na Educação Infantil.