EMENTA: Orientações básicas sobre a disciplina e sobre o Estágio Supervisionado. Estudo da realidade político-educacional de uma creche. Levantamento de situações-problemas e prioridades a serem trabalhadas. Envolvimento do estagiário no trabalho pedagógico da creche, analisando situações trazidas por ele, no que se refere ao cuidado e educação. Reflexão sobre o cotidiano da creche e elaboração de um plano de trabalho para intervenção nesta realidade numa perspectiva inovadora e reflexiva.
OBJETIVOS:
- Investigar as características da creche.
- Analisar a proposta pedagógica e as ações desenvolvidas no âmbito da creche.
- Aprender a desenvolver práticas pedagógicas na educação infantil.
- Discutir as vivências e as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos do Estágio Supervisionado na educação infantil e nas demais disciplinas do curso.
- Refletir sobre a prática vivenciada no estágio e sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades desenvolvidas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: Estágio supervisionado e a formação docente.
1.1 A profissionalização do professor da Educação Infantil.
1.2 Registro e análise das ações pedagógicas na Creche.
Unidade II: Espaço, tempo e rotina na Educação Infantil.
3.1 O processo de adaptação da criança na creche.
3.2 Os cuidados na educação infantil: o sono, a higiene pessoal, alimentação.
3.3 Os cuidados na educação infantil: acidentes e primeiros socorros.
3.4 A organização do espaço e o tempo na Educação Infantil.
- Professor: Cinthia Magda Ariosi