A questão dos valores morais e da formação ética são temas que não perdem a sua atualidade e, no que se refere à escola, o debate sempre aparece, especialmente pelas mudanças sociais e comportamentais, as inquietações, os conflitos, os momentos de violência e de indisciplina que nela se manifestam. Como somos seres sociais, os valores não são individuais. Eles implicam o Outro no horizonte de nossas escolhas, isto é, uma dimensão intersubjetiva que é experimentada socialmente segundo um sistema de valores historicamente dominante e instituído nas estruturas de interação social. Quem pode pretender hoje fundar e afirmar um valor absoluto e indiscutível se somos confrontados à relatividade em todos os domínios? As ciências humanas mostram que os valores são resultados de um momento dado, da história das relações de força e de cooperação entre os grupos que constituem uma sociedade. Mas se eles são sociais e são transmitidos pela educação, se reduzem apenas à interiorização de normas existentes? Quais princípios universais podem fundá-los? Questões filosóficas dessa natureza podem fornecer um novo sentido à Escola e às nossas práticas pedagógicas, pois nos instigam e nos levam a pensar sobre a presença e o reconhecimento do Outro na e a partir da sala. De maneira geral, é essa discussão que o curso tem por finalidade abordar.