CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Profissão docente: histórica caracterização e perspectivas;
2. O espaço da formação inicial: aspectos legais, institucionais e organizacionais:
3. O espaço da formação contínua: concepções, aspectos legais e organizacionais:
4. a escola como espaço da formação de professores:
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DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS:
– Caracterizar a profissão docente no seus aspectos históricos, teóricos, políticos e suas relações com a realidade da escola pública brasileira; – Refletir sobre as tendências atuais de formação de professores; – Refletir criticamente sobre os aspectos legais, institucionais e organizacionais dos espaços de formação inicial e continuada dos professores; – Caracterizar o espaço escolar como espaço de formação de professores.
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METODOLOGIA DE ENSINO:
A partir das leituras básicas realizadas previamente, os professores apresentarão o tema e proporão problemáticas a serem discutidas em pequenos grupos, seguidas de apresentação, discussão e síntese em painéis. Também se utilizará de seminários e aulas expositivas.
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Espera-se que os alunos elaborem um paper de 9 a 12 laudas ao término da disciplina fazendo a co-relação entre os textos lidos e a discussão em sala de aula por um lado, e a temática da dissertação e/ou tese do aluno por outro.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ANDRE, M. Pesquisa, formação e prática docente. ______ . (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus. p. 55-70 ALMEIDA, Maria Isabel de. O sindicato como instância formadora dos professores: novas contribuições ao desenvolvimento profissional. Tese. Doutorado em Educação. FE/USP, São Paulo, Cap. 1 (p.10-53) BEISEGEL, Celso de Rui. Relações entre a quantidade e a qualidade no ensino comum. Revista ANDE. BRASIL. Leis e Decretos, Pareceres (Lei 4.024/61, Lei 5.692/71, Lei 7.044/82, Lei 5.540/68). Constituição da República Federativa do Brasil. CONTRERAS, José. La autonomia del profesorado. Madrid, Ed. Murata, 1997. DI GIORGI, C. A. G. Uma outra escola é possível. Campinas: Mercado das Letras, 2001. FIORENTINI, D. et all. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticas. In: FIORENTINI, Geraldi e PEREIRA (orgs.) Cartografia do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998. GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. GATTI, B. A., BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. Lei 9.394/96, de 20/12/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEITE, Y. U. F. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. LEITE, Y. U. F. e DI GIORGI, C. A. G. Saberes docentes de um novo tipo de formação do professor: alguns apontamentos. Revista Educação. Universidade Federal de Santa Maria, v. 29, n.02, p.135- 145, 2004. LEITE, Y. U. F. e DI GIORGI, C. A. G. Ressignificando a formação da escola pública e do professor nos dias de hoje: alguns apontamentos. In: SILVA JÚNIOR, C. A. de; ARENA, D. B., LEITE, Y. U. F., (org.), Pedagogia Cidadã. Caderno de Formação - Organização e Gestão do Trabalho na Escola: São Paulo, 2004, p. 5-14. LIBÂNEO, J. C. e outros. Educação escolar, políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. MONLEVADE, João. Educação pública no Brasil: contos & descontos. Ceilândia – DF: Idea, 1997. NÓVOA, Antonio (org.) Profissão professor. Portugal: Porto Editora Ltda., 1999. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Editora Loyola, 1987. PERRENOUD, P. A prática reflexiva no oficio do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. perrenoud, p. Construindo as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed. p. 7-17, 83-86 PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora. 2002. 2ª ed. PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. PIMENTA, S. G. et all. Estágio e docência. São Paulo: Cortez RAMOS, Marisa Nogueira. Pedagogia das Competências. São Paulo: Cortez, 2002. p. 281-304 REVISTA Educação e Sociedade – CEDES. Formação de profissionais de educação: política e tendências. n° 68. número especial. Campinas: CEDES, 1999. RIOS, Terezinha. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 1993. ROPÉ, F. e TANGUY, L. (org.) Saberes e Competências. Campinas: Papirus, 1997. SANFELICE, J. L. Crise! Que crise! Nuances, nº 2, v. 11, out./1996, p. 05-08 SCHON, D. La formación de profesionales reflexivos. Barcelona, Paidós, 1992. p. 17-80. SILVEIRA, R. T. O professor e a transformação da realidade. Nuances, nº 1, v. 1, set./1995, p. 21-39 SINGER, Paul. Poder, Política e Educação. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, v. 1, n.1, jan/abril, 1996. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. TEDESCO, J. C. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 1998. ZEICHNER, Kenneth. El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos de Pedagogia. 220, 44-49. |
EMENTA PROGRAMÁTICA |
A disciplina procura caracterizar e compreender a profissão docente, levando se em conta a crise da escola pública no Brasil e as diferentes tendências de formação docente vigentes na nossa realidade. Aborda os diferentes espaços de formação de professores, tanto inicial quanto continuada, bem como a formação desenvolvida no espaço escolar |