Programação

  • Geral

  • objetos é assunto indispensável em LP, mas, por ora, basta uma noção intuitiva a respeito. ideias como objetos, classes e métodos são explorados através do divertido ambiente de programação Alice 3.

    Arquivos: 2 Pasta: 1 Tarefas: 2 Escolha: 1
  • partindo do conceito de ambiente de execução, explana as possibilidades de implementação de uma LP.

    Arquivos: 4 Tarefas: 2
  • uma linguagem de programação não funciona sem o recurso das pilhas. a presença de pilhas no hardware, por sinal, se deve a isso. mas essa relação pode se mostrar surpreendente: há linguagens em que as pilhas são o modelo de programação. com destaque para a JVM.

    Arquivo: 1 Pasta: 1 URL: 1
  • a memória se faz presente na programação na forma de variáveis, arrays, estruturas de dados. programador e ambiente de execução organizam a memória, e isso pode ser percebido especialmente na questão da alocação. as linguagens modernas ganharam espaço, entre outros motivos, pela facilidade que proporcionam ao fornecerem gerenciamento automático de memória, como a coleta de lixo.

    Arquivo: 1 Pasta: 1
  • nada em linguagens de programação é tão requisitado quanto o mecanismo de nomes. são os nomes que nos permitem, na programação, ‘apontar’ coisas sobre as quais queremos causar algum efeito. e um nome sempre vale por aquilo que ele aponta, ou seja, o elemento ao qual ele está ‘vinculado’. não são os nomes, mas os vínculos, o real conceito a se explorar. sua atuação tem um ciclo de vida, o que nos remete ao conceito de escopo. as linguagens de programação revelam diversidade também nesse tópico. 

    (NOVO Exercícios em 30out)

    Arquivo: 1 Pasta: 1
  • provas de anos anteriores como exercício.

    Arquivos: 3
  • RECUPERAÇÃO

    Realçado

    CONTEÚDOS :

    • AMBIENTES DE EXECUÇÃO E COMPILAÇÃO
    • ESCOPAMENTO
    • ALOCAÇÃO DE MEMÓRIA E COLETA DE LIXO
    • PASSAGEM DE PARÂMETROS
    • TIPOS
    • TIPOS ABSTRATOS DE DADOS
    Arquivo: 1