Disciplina a ser oferecida no programa de pós-graduação em Biologia Animal do campus São José do Rio Preto - Agosto 2016

Título da disciplina: Tópicos Especiais – Evolução fenotípica e Métodos comparativos filogenéticos

Carga horária: 30h

Período: 22-26 de agosto 2016

Email: dbprovete@gmail.com

Objetivos: Estudos comparativos têm se tornado cada vez mais factíveis dada a facilidade de obtenção de dados comparativos e de plataformas para o seu gerenciamento, aliada à crescente disponibilidade de hipóteses filogenéticas para diversos grupos. Nesta disciplina teórico-prática, apresentarei teorias e métodos para estudar evolução fenotípica ao longo de filogenias. Discutiremos as principais questões investigadas em estudos comparativos e como métodos analíticos podem ser utilizados para respondê-las.

Ementa Nesta disciplina iremos introduzir o uso de métodos comparativos filogenéticos utilizando a linguagem R como plataforma de análise de dados. Os principais pontos abordados serão: 1) delineamento de estudos comparativos; 2) Modelos de evolução de atributos quantitativos; 3) evolução correlacionada e estimativa de estados ancestrais; 4) métodos para estimar taxa de evolução de atributos; 5) Métodos para detectar convergência fenotípica; 6) Mensuração e teste de sinal filogenético. Esta disciplina é aberta a alunos de qualquer linha de pesquisa do programa e que tenham mínima familiaridade com teoria e métodos de inferência filogenética. Recomenda-se utilizar o próprio computador portátil.