OBJETIVOS

1) Caracterizar e compreender, de forma integrada, as atividades de comércio, transportes e serviços e sua lógica de espacialização, dos fixos e fluxos (concentração, dispersão, polarização).

2) Discutir os momentos articulados da produção (produção imediata, distribuição, circulação e consumo), privilegiando as mudanças ocorridas nos processos de circulação e no sistema de transportes e os impactos provocados no comércio e nos serviços, em geral.

3) Relacionar o aumento da quantidade e velocidade de fluxos materiais e imateriais ao movimento de mundialização capitalista, de modo a destacar os meios de transportes, a ocupação espacial e a circulação de mercadorias e pessoas.

4) Avaliar a importância da análise espacial para o entendimento das mudanças ocorridas na circulação do capital e no fluxo das mercadorias e informações e para o estabelecimento de relações entre o desenvolvimento do comércio e dos serviços, em diversas escalas geográficas (intra-urbano, regional, nacional e global).

5) Analisar os estoques e valores de fluxos da economia global e nacional, utilizando-se de dados estatísticos representados em gráficos e mapas afins.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

IntroduçãoAs instâncias espaciais

 

UnidadeI – Geografia do Comércio

  • Formas de comércio e a cidade;
  • Os circuitos da economia urbana
  • A mundialização do capital e a divisão internacional do trabalho;
  • Globalização e o crescimento do comércio mundial;
  • Questões do comércio internacional: empresas multinacionais e os blocos regionais;
  • A regulação do comércio mundial: OMC
  • Reestruturação da economia brasileira: abertura comercial e investimentos externos diretos;

 

UnidadeII – Geografia da Circulação e dos Transportes

  • Conceituação e evolução da atividade de transporte;
  • Geografia do movimento e redes de transporte;
  • As modalidades e meios de transportes;
  • Definição de rede e tipos de redes;
  • O avanço da telecomunicação e as redes informacionais;
  • Logística e transportes

 

Unidade III – Geografia dos Serviços

  • Conceituação, classificações, características e funções das atividades de serviços;
  • Transformações no setor de serviços: terciarização, terceirização e informalidade;
  • Serviços no contexto da globalização e no território brasileiro;

 

Trabalho de campo

 

Ourinhos –Pederneiras - Bauru

a) Tipos de comércio: formal/informal, atacado/varejo, importação/exportação

b) Modais de transporte: rodoviário, ferroviário, hidroviário e aéreo (regional)

 

c) Serviços: Saúde, educação, logística