OBJETIVOS

ñ  A consolidação do processo do conhecimento científico por meio do estudo de métodos e técnicas, categorias, conceitos e sistemas de representação da Geografia;

ñ  O desenvolvimento da capacidade de problematização, abstração e interpretação sobre o corpo teórico-metodológico em que se assenta a Geografia;

ñ  A familiarização do aluno com processos de trabalho presentes na rotina da pesquisa em Geografia, desenvolvendo a capacidade de elaboração de produtos sob o rigor e os critérios exigidos pela investigação científica.

Colaborar com os alunos do bacharelado na realização das pesquisas de iniciação científica e no Trabalho de Conclusão de Curso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I:Fundamentos e características do conhecimento científico.

 O saber científico e o senso comum.

  1. A especificidade da pesquisa científica
  2. Métodos, teorias e conceitos
  3. Campo de estudo e questões de método na Geografia

 II: Pesquisa bibliográfica e síntese do texto científico

 O texto científico: livro, artigo, monografia, dissertação e tese

  1. Esquema e resumo
  2. Fichamento
  3. Resenha científica
  4. Seminários

 

III:Elaboração de projetos de relatórios de pesquisa

 Escolha de tema e do objeto de pesquisa.

  1. Objetivos, hipóteses e problemas de pesquisa
  2. A metodologia da pesquisa científica (práticas e procedimentos)
  3. Normatização de citações e referências (Bibliografia).
  4. Modelos e execução de projetos de pesquisa
  5. Relatório e comunicação de pesquisa

  

IV:Produção análise de informações geográficas (técnicas de pesquisa).

 Os instrumentos e as possibilidades da pesquisa em Geografia humana e física.

  1. As fontes de dados e de informações.
  2. A importância do trabalho de campo na Geografia.
  3. Técnicas de coleta de dados (dados primários e dados secundários).
  4. Seleção, análise, interpretação e representação de dados.

Pesquisas na área de ensino de Geografia e a pesquisa como recurso didático em Geografia.