OBJETIVOS
ñ A consolidação do processo do conhecimento científico por meio do estudo de métodos e técnicas, categorias, conceitos e sistemas de representação da Geografia;
ñ O desenvolvimento da capacidade de problematização, abstração e interpretação sobre o corpo teórico-metodológico em que se assenta a Geografia;
ñ A familiarização do aluno com processos de trabalho presentes na rotina da pesquisa em Geografia, desenvolvendo a capacidade de elaboração de produtos sob o rigor e os critérios exigidos pela investigação científica.
Colaborar com os alunos do bacharelado na realização das pesquisas de iniciação científica e no Trabalho de Conclusão de Curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I:Fundamentos e características do conhecimento científico.
O saber científico e o senso comum.
- A especificidade da pesquisa científica
- Métodos, teorias e conceitos
- Campo de estudo e questões de método na Geografia
II: Pesquisa bibliográfica e síntese do texto científico
O texto científico: livro, artigo, monografia, dissertação e tese
- Esquema e resumo
- Fichamento
- Resenha científica
- Seminários
III:Elaboração de projetos e de relatórios de pesquisa
Escolha de tema e do objeto de pesquisa.
- Objetivos, hipóteses e problemas de pesquisa
- A metodologia da pesquisa científica (práticas e procedimentos)
- Normatização de citações e referências (Bibliografia).
- Modelos e execução de projetos de pesquisa
- Relatório e comunicação de pesquisa
IV:Produção e análise de informações geográficas (técnicas de pesquisa).
Os instrumentos e as possibilidades da pesquisa em Geografia humana e física.
- As fontes de dados e de informações.
- A importância do trabalho de campo na Geografia.
- Técnicas de coleta de dados (dados primários e dados secundários).
- Seleção, análise, interpretação e representação de dados.
Pesquisas na área de ensino de Geografia e a pesquisa como recurso didático em Geografia.
- Professor: Lucas L. Fuini