Elaborado inicialmente pelo Grupo FORMAR Ciências, através do Centro de Documentação da Faculdade de Educação da Unicamp – CEDOC, com apoio do CNPq, o Projeto de Pesquisa “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: análise da produção acadêmica (dissertações e teses)” possibilitou a constituição inicial de parte do acervo dos trabalhos referenciados. Nessa etapa, os resultados do projeto permitiram: (a) Dimensionar os diferentes recortes da produção realizada nas diversas regiões do país; (b) Recuperar parte da produção acadêmica produzida no Brasil; (c) Organizar parte do acervo das pesquisas em Educação Ambiental em papel e no formato digital; (d) Elaborar os descritores da produção acadêmica em Educação Ambiental; (e) Identificar alguns dos focos de estudos do tipo “estado da arte” realizados através da produção e da discussão de textos de base.

            A atual proposta de projeto, com a participação de pesquisadores de diversas IES, especialmente do Estado de São Paulo (UNESP Rio Claro, UNICAMP e USP Ribeirão Preto) tem como objetivos básicos:

(A) Concluir a recuperação dos documentos que constituem a produção acadêmica e científica sobre Educação Ambiental no Brasil e organizar o acervo dos documentos referenciados (dissertações e teses);

(B) Classificar os documentos referenciados conforme descritores apropriados e produzir catálogos analíticos da produção (impresso e virtual);

(C) Identificar algumas das  lacunas existentes na produção acadêmica e científica, as quais permitirão o incentivo à produção de novos estudos;

(D) Divulgar as informações obtidas mediante o emprego de diferentes mídias;

(E) Descrever e analisar os documentos obtidos produzindo estudos do tipo “estado da arte” conforme focos de interesse;

(F)  Colaborar com a definição de políticas públicas sobre Educação Ambiental e sobre pesquisa nesta área no país.