Ao término da disciplina Língua Inglesa IV o aluno deverá ser capaz de utilizar a língua inglesa para comunicação em situações cotidianas e profissionais, inclusive em cenários de ensino/aprendizagem de língua inglesa, com competência para ministrar aulas em inglês e desempenhar adequadamente as demais funções esperadas de um docente de inglês como língua estrangeira. Para atingir tal objetivo, a disciplina prevê, além de tratar de conteúdos específicos do conteúdo programático, revisão e aprofundamento de conteúdos abordados nas disciplinas de Língua Inglesa I, II e III. Quanto aos conteúdos da prática como componente curricular, objetiva-se o desenvolvimento das habilidades de interação e produção oral direcionado ao domínio linguístico do discurso de sala de aula, com a finalidade de reflexão sobre práticas de uso de aspectos mais típicos da fala do professor, em suas funções comunicativas, nos contextos de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Na modalidade escrita, a partir de suas produções textuais, os professores em formação deverão estabelecer critérios para a correção de tais produções, visando não somente o apontamento de problemas linguístico-textuais, mas também a observação de aspectos concernentes à prática de leitura, ao conhecimento de mundo, às particularidades culturais da escrita e possíveis abordagens de correção.