Pretende-se com esta disciplina alcançar uma compreensão do papel desempenhado pelos paradigmas nas várias áreas do conhecimento, partindo dos avanços das ciências naturais, discutindo seus limites e suas crises e, por fim, discutindo a proposta de Carlo Ginzburg para as ciências humanas, denominada Paradigma Indiciário. Em outra dimensão, a disciplina pretende contribuir para a releitura dos projetos de pesquisa dos alunos a partir das perspectivas abertas pelas discussões teóricas realizadas em aula.

 

CONTEÚDO:

 

  • Validação do conhecimento nas ciências naturais e nas ciências humanas em seu desenvolvimento histórico.
  • A idéia de paradigma segundo Thomas Kuhn.
  • Sucessão e coexistência de paradigmas em diferentes áreas do conhecimento.
  • A proposta do Paradigma indiciário de Carlo Ginzburg.
  • A produção de conhecimento nas diferentes áreas e suas implicações sobre a pesquisa em educação.

    Pretende-se com esta disciplina alcançar uma compreensão do papel desempenhado pelos paradigmas nas várias áreas do conhecimento, partindo dos avanços das ciências naturais, discutindo seus limites e suas crises e, por fim, discutindo a proposta de Carlo Ginzburg para as ciências humanas, denominada Paradigma Indiciário. Em outra dimensão, a disciplina pretende contribuir para a releitura dos projetos de pesquisa dos alunos a partir das perspectivas abertas pelas discussões teóricas realizadas em aula.

     

    CONTEÚDO:

     

    • Validação do conhecimento nas ciências naturais e nas ciências humanas em seu desenvolvimento histórico.
    • A idéia de paradigma segundo Thomas Kuhn.
    • Sucessão e coexistência de paradigmas em diferentes áreas do conhecimento.
    • A proposta do Paradigma indiciário de Carlo Ginzburg.
    • A produção de conhecimento nas diferentes áreas e suas implicações sobre a pesquisa em educação.