A formação de professores, desde o início da constituição de um sistema nacional de ensino público e, em particular, frente à democratização da escola pública, sempre se caracterizou como um dos pontos fundamentais para a garantia e eficiência de uma oferta educacional capaz de destacar o Brasil no cenário educacional mundial, referência básica para análise das condições de desenvolvimento de um país.

A eficiência da oferta educacional não está desprendida das condições concretas da realização das práticas pedagógicas e, portanto, da estrutura e organização da escola, das condições de trabalho do professor e das possibilidades delineadas pelas políticas educacionais em toda sua amplitude. Além desses aspectos, há outro, muitas vezes desconsiderado nas proposições de formação e atuação docente: o sentimento do professor, a relação que estabelece com o seu trabalho e a forma como se apropria, no contato diário com seus alunos, da história e existência de cada um deles, ou seja, como se dá o seu processo de identificação na carreira docente, ou melhor, como se forma professor e o significado disso no contexto brasileiro na perspectiva da educação inclusiva.

Assim, o curso terá como objetivo aproximar os professores da Secretaria Municipal de Educação de Dois Córregos (SP) da discussão conceitual de educação inclusiva e especial.