A Ciência de Dados permite a extração de informações valiosas a partir dos "dados". Na era do Big Data - dados em grandes quantidades -, Ciência de Dados pode ser definida como uma metodologia utilizada para explorar e processar grandes volumes de dados gerados a partir de diferentes fontes e em diferentes formatos e velocidades.
Ciência de dados sociais é uma nova disciplina que combina as ciências sociais e a ciência da computação, na qual a análise de grandes quantidades de dados está vinculada à teoria e à análise científica social. Os campos de estudo em relação à ciência de dados sociais são numerosos e tem como base dados digitais coletados nas mídias sociais, em registro de clientes ou outros tipos de vestígios digitais que as pessoas deixam, por exemplo, em seu uso pessoal da Internet, no uso de aplicativos nos smartphones, dentre outros serviços digitais. Esses enormes conjuntos de dados também podem ser combinados com dados qualitativos coletados por meio de trabalho de campo antropológico, etc.
Transformar esses dados em conhecimento significativo e útil requer ferramentas e habilidades especializadas. Com tais características em mente, esta disciplina busca oferecer ao aluno de Doutorado do PPG-MiT (Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia), uma introdução abrangente sobre o que é Ciência de Dados e os possíveis usos desta metodologia em sua pesquisa, seja ela qualitativa, quantitativa ou mista. Neste curso também será apresentada uma introdução ao software de código aberto R, ferramenta líder em ciência de dados, com o intuito de aprender a utilizá-la para transformar dados em conhecimento aplicável.