Módulo 1 - Introdução a Educação a Distância
Módulo 2 – Cultura Inclusiva: a diversidade humana no contexto escolar
- A história da inclusão social e educacional da pessoa com deficiência; Um contexto possível para as teorias do desenvolvimento humano; Fundamentos para uma educação na diversidade;
- Sexualidade e a criança público alvo da Educação Especial;
- A ética, o professor e a educação inclusiva
- Relação família e escola; Projeto Política Pedagógico
Módulo 3 – Fundamentos legais, conceituais e históricos da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.
- Conceito de Educação Especial;
- Público alvo da educação especial;
- Legislação da Educação Especial para uma Educação Inclusiva.
Módulo 4 – Avaliação e Planejamento de Ensino.
- Avaliação educacional: base para o planejamento de procedimentos de ensino;
- A relação entre a avaliação e a proposição de objetivos;
- Elaboração de relatório descritivo;
- Desempenho social pró-acadêmico;
- Plano ensino individualizado (PEI) em contextos inclusivos.
Módulo 5 – Práticas Pedagógicas Inclusivas.
- Atendimento Educacional Especializado; Organização do trabalho pedagógico em classe comum, com alunos público alvo da educação especial;
- Ensino colaborativo, questões teóricas e práticas;
- Flexibilização e adequações curriculares;
- Criatividade e ludicidade nas práticas pedagógicas;
- Tecnologia Assistiva.
Os objetivos principais do curso é que os participantes sejam capazes de:
a) conhecer o contexto histórico e legal da educação das pessoas com deficiência,
b) realizar avaliações das condições do desempenho acadêmico e social de sua sala,
c) planejar estratégias de ensino colaborativamente com o professor do Atendimento Educacional Es-pecializado (AEE) que acolham a diversidade e promovam o desenvolvimento de todos os alunos, valorizando as diferenças individuais e
d) elaborar registro da avaliação pedagógica inicial, do processo de escolarização e planejamento de ensino individualizado.
- Professor: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini