Módulo 1 - Introdução a Educação a Distância

Módulo 2 – Cultura Inclusiva: a diversidade humana no contexto escolar

  • A história da inclusão social e educacional da pessoa com deficiência; Um contexto possível para as teorias do desenvolvimento humano; Fundamentos para uma educação na diversidade;
  • Sexualidade e a criança público alvo da Educação Especial;
  • A ética, o professor e a educação inclusiva
  • Relação família e escola; Projeto Política Pedagógico

Módulo 3 – Fundamentos legais, conceituais e históricos da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.

  • Conceito de Educação Especial;
  • Público alvo da educação especial;
  • Legislação da Educação Especial para uma Educação Inclusiva.

Módulo 4 – Avaliação e Planejamento de Ensino.

  • Avaliação educacional: base para o planejamento de procedimentos de ensino;
  • A relação entre a avaliação e a proposição de objetivos;
  • Elaboração de relatório descritivo;
  • Desempenho social pró-acadêmico;
  • Plano ensino individualizado (PEI) em contextos inclusivos.

Módulo 5 – Práticas Pedagógicas Inclusivas.

  • Atendimento Educacional Especializado; Organização do trabalho pedagógico em classe comum, com alunos público alvo da educação especial;
  • Ensino colaborativo, questões teóricas e práticas;
  • Flexibilização e adequações curriculares;
  • Criatividade e ludicidade nas práticas pedagógicas;
  • Tecnologia Assistiva. 

Os objetivos principais do curso é que os participantes sejam capazes de:
a) conhecer o contexto histórico e legal da educação das pessoas com deficiência,
b) realizar avaliações das condições do desempenho acadêmico e social de sua sala,
c) planejar estratégias de ensino colaborativamente com o professor do Atendimento Educacional Es-pecializado (AEE) que acolham a diversidade e promovam o desenvolvimento de todos os alunos, valorizando as diferenças individuais e
d) elaborar registro da avaliação pedagógica inicial, do processo de escolarização e planejamento de ensino individualizado.