A disciplina Introdução à Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência representa perspectivas muito importantes, tanto internas à ciência quanto externas e cujas análises só são possíveis graças à história da ciência. Nelas o empreendimento do campo científico, seus valores, critérios de reconhecimento e validação são ressaltados ( PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO  DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, 2015).

PLANO DE ENSINO

Identificação
LF-17-ST1 - INTRODUÇÃO Á TEORIA DO CONHECIMENTO E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

CARGA - HORÁRIA : 60 HORAS

OBJETIVOS:

Esta disciplina visa fazer uma abordagem introdutória sobre a epistemologia: o que é ciência,seus fazeres, o problema do método, dedução e indução, paradigmas, etc.
CONTEÚDO

- o que é filosofia da ciência
- o que é teoria do conhecimento
- explicação científica
- proposição e enunciado
- enunciado observacional
- argumento lógico, lógica dedutiva e indutiva
- indutivismo
- verificação e prova
- positivismo
- falibilismo e falseacionismo
- testabilidade e refutabilidade
- critério de demarcação
- os 3 mundos de Popper
- teoria do balde e teoria do holofote
- explicações ad hoc e experimentos cruciais
- programas de pesquisa: núcleo firme, cinturão protetora, heurística positiva e heurística
negativa
- teoria das revoluções científica de Thomas Kuhn: paradigma, ciência normal e ciência
extraordinária
- progresso científico

 

METODOLOGIA DE ENSINO

1. Aulas expositivas.
2. Resolução de exercícios e discussão dos mesmos

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR: (de tal forma que as primeiras sejam concisas e dêem
conta do conteúdo programático das disciplinas)
CELESTINO, C. S. Estudos de História e Filosofia da Ciência. Editora Livraria da Física,
2006.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vol. 19, n. especial, Universidade Federal de Santa
Catarina, 2002.
CHALMERS, A. O que é Ciência Afinal?. Editora Brasiliense, 1999.
DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. Os Pensadores
DESCARTES, R. Regras para a Direção do Espírito. Os Pensadores, 1965.
HABERMAS, J. Ciência e Técnica como Ideologia. 2009.
HEMPEL, C.G. Filosofia da Ciência Natural. Zahar Editores, 1981.
LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (organizadores) Critica e o Desenvolvimento do
Conhecimento. São Paulo: Editora Cultrix Ltda, 1979.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do
conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CHASSOT, A. A Ciência Através dos Tempos. São Paulo: Editora Moderna, 1995.
FEYERABEND, P. Contra o Método. Livraria Francisco Alves Editora, 1977.
KOYRÈ, A. Estudos de História do Pensamento Científico. Editora Forense Universitária,
1973.
KHUN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.
MORGENBESSER, S. (organizador). Filosofia da Ciência. São Paulo: EDUSP, 1975.
POPPER, K. Conhecimento objetivo. São Paulo: EDUSP, 1975.
POPPER, K. Conjecturas e refutações. Brasília: Ed. UNB, 1982.
POPPER, K. Lógica da pesquisa científica. São Paulo: EDUSP, 1985.

Critérios de avaliação da aprendizagem

Serão realizadas 3 provas escritas, resenhas individuais e seminários individuais.
A nota final do semestre (NFS) será a média ponderada entre a média aritmética das notas das
provas, com peso 0,7, resenha 0,1 e a média aritmética das notas dos seminários, com peso 0,2.
Se NFS≥5,0 aprovado;
Se NFS<5,0 reprovado .
OBS. - Haverá Exame Final a todos os alunos com média final menor que 5,0 e q eu não foram
reprovados por falta. Neste caso, a nota final do aluno será obtida pela média aritmética simples
entre a nota obtida no final do semestre e do exame final, conforme legislação vigente.
O EXAME FINAL ABRANGERÁ TODO CONTEÚDO.


EMENTA DO CURSO:

O que é filosofia da ciência.O que é teoria do conhecimento. Explicação científica. Proposição e
enunciado. Enunciado observacional.Argumento lógico, lógica dedutiva e indutiva. Indutivismo.
Verificação e prova . Positivismo. Falibilismo e falseacionismo. Testabilidade e refutabilidade.
Critério de demarcação. Os 3 mundos de Popper. Teoria do balde e teoria do holofote.
Explicações ad hoc e experimentos cruciais. Programas de pesquisa: núcleo firme, cinturão
protetora, heurística positiva e heurística negativa. Teoria das revoluções científica de Thomas
Kuhn: paradigma, ciência normal e ciência extraordinária. Progresso científico.