O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. O PNAIC tem como principal objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino que aderiram ao programa, por meio da oferta de formação continuada a esses profissionais para a consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e matemática de seus alunos. A UFSCar e UNESP reconhecem que o processo de educação da criança tem início na Educação Infantil, na qual ela tem o direito de aprender as linguagens necessárias para o conhecimento do mundo. Nesse contexto, as formações da edição 2017 do PNAIC visam promover um trabalho de construção das linguagens oral e escrita que possibilite às crianças estabelecer relações no seu cotidiano.

Os objetivos Específicos da Formação da edição PNAIC/UNESP 2017 para Educação Infantil são:
● Promover o diálogo formativo sobre a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil;
● Aprofundar a compreensão sobre os documentos curriculares nacionais que norteiam a Educação Infantil;
● Dialogar sobre o papel do currículo e da avaliação na Educação Infantil;
● Explorar a oralidade, escrita e matemática na Educação Infantil;
● Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem da criança em relação às linguagens oral e escrita na Educação Infantil.

A carga horária das formações dos Formadores Locais PNAIC/UNESP 2017 são:
Para 2017 - 30 horas, distribuídas em 8 horas presenciais, 16 horas em serviço e 6 horas à distância.
Para 2018 - 100 horas, distribuídas em 64 horas presenciais, 20 horas em serviço e 16 horas à distância.

Este ambiente de EAD será utilizado como ferramenta e suporte para formação dos Formadores Locais em complementação as atividades de formação presencial. Este curso EAD será oferecido de 27/11/2017 a 31/05/2018 para aproximadamente 800 Formadores.