Objetivos:

O objetivo desse curso é propor uma nova abordagem da história da fotografia na América Latina tendo como eixo a fotografia documental e o fotojornalismo. A proposta desta disciplina procura evitar as visões gerais e limitadas aos contexto nacional (local ou regional). Pretendemos realizar um curso que rompa com a visão predominante que é uma história da fotografia como crônica histórico-arqueológica de gêneros e estilos. Nesse sentido o objetivo e compreender o processo histórico de introdução e desenvolvimento da fotografia na América Latina tentando observar experiências paralelas e próximas em distintos países da região. Pretende-se uma discussão teórico-metodológica além de revisar a fortuna crítica relacionada ao tema.

Divisão do curso por aulas:

1ª/2ª/3ª aulas - Apresentação do cursoe organização das atividades

História e Fotografia: abordagens, perspectivas

Texto: KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

MRAZ, John, “¿Qué tiene de nuevo la historia gráfica?”, in Diálogos, DHI/UEM, v. 7. p. 201-217, 2003.

 

4 e 5ª Imagem insurrecta: Da guerra do Paraguai à Revolução Mexicana (1910-1920)

Textos: SOUZA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Grifos/Letras Contemporâneas, 2000, pp. 33-40.

BRUNO, Mauricio, "Fotografía militar. Guerra e identidad a través de las imágenes 1865-1910". BROQUETAS, Magdalena (coord.). Fotografía en Uruguay: historia y usos sociales. 1840-1930. Montevideo: CdF/Univ. de la Republica, 2011, pp. 70-97.

ESCORZA RODRÍGUEZ, Daniel. Agustín Víctor Casasola: el fotógrafo y su agencia. MX: Alquimia, 2014, pp. 149-179.

ARNAL, Ariel. Atila de tinta y plata: fotografia del zapatismo en la prensa de la ciudad de México entre 1910-1915. MX: INAH, 2010

 

6ª e 7ª Imagem insurrecta: Da Revolução Cubana aos dias atuais

Texto: MORELL OTERO, Grethel, "Absolut Revolution: revisitando la imagen cubana de los años 60 (1959-1969)", in Discursos fotográficos, Londrina, v. 5, n. 7. jul-dez 2009, pp. 57-76.

BAITZ, Rafael. Um continente em foco: a imagem fotográfica da América Latina nas revistas semanais brasileiras (1954-1964). São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2003, pp. 163-189.

 

8ª e 9ª - Fotografia de 1968

Texto: CASTILLO TRONCOSO, Alberto del. Ensayo sobre el movimiento estudiantil de 1968. La fotografía y la construcción de un imaginario. México: Instituto Mora/IISUE, 2012, pp. 13-31.

LOWY, Michel (org.) Revoluções. SP: Boitempo2009, pp. 521-532.

 

10ª a 12ª. – As ditaduras Militares e a fotografia

Texto: GARMANIK, Cora, "Fotografía y dictaduras: estrategias comparadas entre Chile, Uruguay y Argentina", in revista Nuevo Mundo Mundos Nuevos, 2012

Texto: LEIVA, Gonzalo, Multitudes en Sombras - AFI. Santiago: Ocho Libros, 2008.

Filme: La ciudad de los fotógrafos.

 

12 a 14ª. – Entre Memória e História: a fotografia no final do século XX e no limiar do XXI

Texto: GONZÁLEZ FLORES, Laura, " La fotografía como memoria: reflexiones en/desde el siglo XXI" in Revista Textos de História, vol. 16, nº 1, 2008.

COMPAGNON, Olivier. "The violence of modernity: Latina America since the late 1950s" in América Latina 1960 - 2013 Photographs. NYC: Thames & Hudson, 2013, pp. 6-13.

 

15ª. Aula – Encerramento do curso e entrega de trabalhos

 

Metodologia:Aulas teóricas, seminários e discussões de textos.

 

Avaliação:

Seminários em grupo, resenha e dissertação final.

Critério de recuperação: Prova.