O projeto tem o objetivo de desenvolver atividades contínuas de divulgação de ciências relacionada ao cotidiano, por meio da interação de estudantes de graduação do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu e estudantes do ensino médio das escolas públicas da cidade de Botucatu.

Para tanto, serão abordados temas condizentes às frentes de pesquisa dos docentes do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia (FCA-UNESP-Botucatu) a saber: Ambiente, Energia e Saúde. Os temas abordados serão relacionados aos problemas imediatos do cotidiano, de forma a serem discutidos entre docentes e estudantes da graduação e do ensino médio, com o intuito de transformar o conhecimento em informação útil para a sociedade, a fim de que haja transformação de realidades próximas.   

Os estudantes irão discutir problemas relacionados ao cotidiano, como por exemplo: problemas inerentes ao descarte inadequado de lixo, à poluição de águas e solos, à automedicação, à proliferação de mosquitos da Dengue, ao risco relacionado ao Zica Vírus, entre outros temas que estejam em foco e que sejam identificados pela comunidade próxima às escolas. Dessa forma, os estudantes de graduação e do ensino médio serão agentes da divulgação junto à sociedade, buscando questões prioritárias, políticas públicas relacionadas e os avanços da ciência. 

Contudo, o presente projeto tem por objetivos gerais, promover:

  • Atividades de capacitação de estudantes de graduação, para atuação nas escolas de ensino médio, por meio de levantamento e estudos direcionados aos problemas de interesse;
  • Interação didático-pedagógica entre os estudantes de graduação e professores e estudantes do ensino médio de 4 escolas públicas de ensino médio da cidade de Botucatu;
  • Ações conjuntas da universidade e escola pública, para levantamento de problemas específicos da região escolar, frente aos problemas ambientais e de saúde;
  • Transformar a demanda social de informações em situações de aprendizagem, atividades experimentais e visitas da escola pública à universidade para a efetiva capacitação de estudantes do ensino médio, para a elaboração de material informativo a ser distribuído na comunidade local.

Espera-se que a execução deste projeto contribua, de forma efetiva, para a transformação social, no sentido de levar o conhecimento científico a favor da qualidade de vida da sociedade, e capacitar os estudantes para que seja estabelecida a realidade social, ambiental e cultural da comunidade. Vale ainda ressaltar que as atividades envolvendo estudantes de graduação serão úteis para a contextualização do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia no meio de atuação dos futuros profissionais, ao reconhecer a demanda que a sociedade apresenta.