Objetivo

Examinar e discutir criticamente os conhecimentos construídos nos campos da Filosofia, da Psicologia e da Educação acerca das concepções e teorias sobre homem, educação e instituições promotoras dos processos educativos, visando compreender a historicidade dos fenômenos individuais e sociais que permeiam as demandas (de pessoas, instituições, grupos familiares) aos psicólogos contemporaneamente, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento humano e aos processos de aprendizagem.

Ainda, espera-se que os discentes se apropriem de referenciais teóricos e instrumentos metodológicos que permitam trabalhar em processos de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de pessoas, em perspectiva coletiva e colaborativa com outros profissionais, visando superar o modelo individualista, individualizante e clinicalista que historicamente têm marcado a atividade laboral dos psicólogos no país.

Objetivos Específicos:

·                     Analisar os nexos filosóficos e históricos existentes entre psicologia, educação, estado e sociedade.

·                     Examinar criticamente o cotidiano das instituições educacionais e dos processos educativos, visando construir uma atuação profissional que considere como o seu locus de trabalho funciona e o que, historicamente, tem produzido.

·                     Compreender as estratégias sociais e discursivas presentes nos campos educacional e social que produzem demandas para a Psicologia.

Localizar as bases teóricas e metodológicas que sustentam as práticas emergentes da Psicologia na educação e no campo social.