CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

1. Profissão docente: histórica caracterização e perspectivas;

  • A crise da escola pública e as ambivalências da profissão docente;
  • Histórico da profissão docente;
  • Caracterização da profissão docente nos dias atuais;
  • Perspectiva do trabalho docente.

 

2. O espaço da formação inicial: aspectos legais, institucionais e organizacionais:

  • A formação inicial dos professores no âmbito da legislação educacional;
  • Problemas e críticas sobre a formação inicial;

 

3. O espaço da formação contínua: concepções, aspectos legais e organizacionais:

  • Concepções teóricas sobre a formação contínua;
  • A formação contínua dos professores no âmbito da legislação educacional;
  • Problemas e críticas sobre a formação contínua.

 

4. a escola como espaço da formação de professores:

  • Cultura escolar e prática docente;
  • A escola: o lugar onde os professores aprendem e atuam

 

 

 

 

 

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS:

 

       Caracterizar a profissão docente no seus aspectos históricos, teóricos, políticos e suas relações com a realidade da escola pública brasileira;

       Refletir sobre as tendências atuais de formação de professores;

       Refletir criticamente sobre os aspectos legais, institucionais e organizacionais dos espaços de formação inicial e continuada dos professores;

       Caracterizar o espaço escolar como espaço de formação de professores.

 

 

 

METODOLOGIA DE ENSINO:

 

          A partir das leituras básicas realizadas previamente, os professores apresentarão o tema e proporão problemáticas a serem discutidas em pequenos grupos, seguidas de apresentação, discussão e síntese em painéis. Também se utilizará de seminários e aulas expositivas.

 

 

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

 

         Espera-se que os alunos elaborem um paper de 9 a 12 laudas ao término da disciplina fazendo a co-relação entre os textos lidos e a discussão em sala de aula  por um lado, e a temática da dissertação e/ou tese do aluno por outro.

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

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ZEICHNER, Kenneth.  El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos de Pedagogia. 220, 44-49.

 

EMENTA PROGRAMÁTICA

A disciplina procura caracterizar e compreender a profissão docente, levando se em conta a crise da escola pública no Brasil e as diferentes tendências de formação docente vigentes na nossa realidade.

Aborda os diferentes espaços de formação de professores, tanto inicial quanto continuada, bem como a formação desenvolvida no espaço escolar