O curso tem o propósito de oferecer ao público-alvo, educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a oportunidade de conhecer uma ferramenta tecnológica de autoria com potencial educacional e vivenciar uma experiência de autoria e aplicação de suas produções em ambiente de aprendizagem, abrangendo formação continuada relacionada ás práticas educativas e ao uso das TDIC.

Prezados,

Solicitamos a abertura do referido curso para auxiliar as atividades que serão desenvolvidas pela Comissão do Cenepp da FCL, Assis, junto aos docentes da unidade e alunos dos cursos de licenciatura.

Solicitamos inserir na categoria "Capacitação docente".

Solicitamos que sejam colocados como responsáveis os docentes: Mônica Rosa Bertão e Eduardo Galhardo

Agradecemos a atenção,

Profs. Mônica R. Bertão e Eduardo Galhardo

 

  • Objetivos: Oferecer formação continuada dos profissionais que atuam na Área da Educação para um olhar diferenciado aos alunos com capacidade elevada.
  • Curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Assis com a parceria da UNESP de Assis para formação continuada.
  • CRONOGRAMA
  • a)      08 Encontros semanais de 3 horas;
  • b)      Público alvo: Professores, Coordenadores, Gestores.

    c)      Carga horária:30 horas.

    d)      Metodologia da Mediação Dialética;

    e)      Leitura Obrigatória e Complementar, exibição de trechos de filmes, curtas, slides, etc.

    f)       Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA

     

Disciplina obrigatória da Ênfase em Processos Clínicos e Saúde Mental ministrada às duas turmas do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

A disciplina possui a seguinte ementa: Evolução histórica do conceito de deficiência. Marcos legais relacionados ao processo de inclusão escolar, social e profissional das pessoas com deficiência. Caracterizar os principais tipos de deficiência, bem como as diferentes formas de atuação do psicólogo frente às mesmas.

Ambiente virtual de aprendizagem criado para o desenvolvimento de atividades de formação continuada de Professores da rede Municipal de Ensino.

               O projeto tem como objetivo auxiliar os professores a buscar efetiva inclusão de alunos com deficiências (de qualquer tipo e causa) na educação básica. Portanto, a inclusão escolar significa mudanças de mentalidades, de políticas e de práticas educativas, que exigirá uma educação de qualidade para todos, não importando sua limitação. Porém a realidade nem sempre é a que foi idealizada no papel, e no Brasil a Educação Inclusiva encontra-se em dificuldade de articulação para se tornar efetiva nas escolas.
              Apesar de termos muitas pesquisas na área, na prática, dentro do ambiente escolar, a modificação educacional é lenta. Visto à necessidade de uma mudança de paradigma que ressignifique e construa novas possibilidades de trabalhar a inclusão a partir da participação dos educadores. Educar todos com todos e capacitar principalmente o educador, já que a grande maioria relata desconhecer e não estar apto para trabalhar com a inclusão de seus alunos.
              A partir da criação de grupos de estudos sobre inclusão com todos os professores da rede municipal de Assis – SP teremos um efetivo espaço de diálogo que possibilitará a parceria da Universidade e o Ensino Básico.

Ambiente virtual de aprendizagem criado para o desenvolvimento de atividades de formação continuada de Professores da rede Municipal de Ensino.

               O projeto tem como objetivo auxiliar os professores a buscar efetiva inclusão de alunos com deficiências (de qualquer tipo e causa) na educação básica. Portanto, a inclusão escolar significa mudanças de mentalidades, de políticas e de práticas educativas, que exigirá uma educação de qualidade para todos, não importando sua limitação. Porém a realidade nem sempre é a que foi idealizada no papel, e no Brasil a Educação Inclusiva encontra-se em dificuldade de articulação para se tornar efetiva nas escolas.

               Apesar de termos muitas pesquisas na área, na prática, dentro do ambiente escolar, a modificação educacional é lenta. Visto à necessidade de uma mudança de paradigma que ressignifique e construa novas possibilidades de trabalhar a inclusão a partir da participação dos educadores. Educar todos com todos e capacitar principalmente o educador, já que a grande maioria relata desconhecer e não estar apto para trabalhar com a inclusão de seus alunos.

               A partir da criação de grupos de estudos sobre inclusão com todos os professores da rede municipal de Assis – SP teremos um efetivo espaço de diálogo que possibilitará a parceria da Universidade e o Ensino Básico.

Ambiente virtual de aprendizagem criado para o desenvolvimento de atividades de formação continuada de Professores da rede Municipal de Ensino.

               O projeto tem como objetivo auxiliar os professores a buscar efetiva inclusão de alunos com deficiências (de qualquer tipo e causa) na educação básica. Portanto, a inclusão escolar significa mudanças de mentalidades, de políticas e de práticas educativas, que exigirá uma educação de qualidade para todos, não importando sua limitação. Porém a realidade nem sempre é a que foi idealizada no papel, e no Brasil a Educação Inclusiva encontra-se em dificuldade de articulação para se tornar efetiva nas escolas.
               Apesar de termos muitas pesquisas na área, na prática, dentro do ambiente escolar, a modificação educacional é lenta. Visto à necessidade de uma mudança de paradigma que ressignifique e construa novas possibilidades de trabalhar a inclusão a partir da participação dos educadores. Educar todos com todos e capacitar principalmente o educador, já que a grande maioria relata desconhecer e não estar apto para trabalhar com a inclusão de seus alunos.
               A partir da criação de grupos de estudos sobre inclusão com todos os professores da rede municipal de Assis – SP teremos um efetivo espaço de diálogo que possibilitará a parceria da Universidade e o Ensino Básico.

Ambiente para as atividades do Projeto do Núcleo de Ensino para capacitação docente de professores e estagiários que atuam junto a estudantes com deficiência nas Escolas Municipais de Assis

Este curso integra as atividades previstas pela Comissão Local do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas – CENEPP, entre as várias atividades programadas para 2013 e que constam do planejamento de ações do Polo 9 (Assis, Marília, Ourinhos e Tupã) temos as temáticas associadas às metodologias de ensino e melhoria do processo de avaliação. Entre as atividades relacionadas a metodologia, iniciaremos com o treinamento e capacitação na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e outros recursos disponíveis na UNESP. Os docentes receberão o certificado do CENEPP que é pontuado na avaliação do trabalho docente como atividade em prol da melhoria do ensino de graduação.

Ambiente virtual de aprendizagem criado para o desenvolvimento de atividades de formação continuada de Professores da rede Municipal de Ensino.

 

Os objetivos do projeto será formar grupo de estudos constituído pelos professores das salas regulares com alunos inclusos; os professores do AEE, equipe da Secretaria de Educação responsáveis pela Educação Especial. Bolsistas do NE, Coordenador e estudantes de Psicologia juntamente aos bolsistas do Núcleo de Ensino, a equipe de profissionais da Coordenação da Educação Especial de Assis; Realizar atividades formativas de forma colaborativa com utilização de metodologias ativas apoiadas com ambiente virtual de aprendizagem (curso no Moodle). Discutir novas estratégias de atuação para uma escola cada vez mais inclusiva por meio da análise dos estudantes inclusos em encontros periódicos, agrupados por região